CN Motocross, Moçarria, Elite: Vitória surpresa de Joseph Dark
A quarta etapa do campeonato nacional de Motocross foi recheada de surpresas na categoria MX Elite!
No arranque, Joseph Dark foi o autor do “holeshot” mas, pouco depois, o britânico seria ultrapassado por André Sérgio e Luís Outeiro.
O duo ribatejano – que já tinha disputado a vitória na manga MX1/MX2 – rapidamente se destacou dos restantes e tudo parecia ir decidir-se apenas entre estes dois pilotos.
No entanto, à quarta volta, André Sérgio caiu e, para o evitar, Luís Outeiro teve de sair de pista. O piloto da TM acabou por ficar com a sua moto envolvida na vegetação que rodeia a pista da Carneira e perdeu quatro voltas a retomar a corrida. Por sua vez, Sérgio não conseguiu voltar à prova devido a algumas dores.
Joseph Dark recuperou assim o comando da corrida numa altura em que já tinha cerca de 10 segundos de vantagem sobre o seu mais direto perseguidor, Rúben Ferreira.
8.º no arranque, o piloto da Yamaha foi subindo na classificação a um excelente ritmo e, a certa altura, conseguiu encurtar a desvantagem para 5 segundos.
Apesar da pressão de Ferreira, Dark não quebrou o ritmo e cortou a meta com 9 segundos de vantagem sobre o n.º 20, ele que é agora o novo líder do campeonato MX Elite.
Henrique Benevides ainda rodou próximo de Dark nos minutos iniciais mas, depois de perder a posição para Rúben Ferreira, segurou o 3.º lugar durante muito tempo.
Na fase final da corrida, Daniel Pinto aproximou-se de Benevides e conseguiu mesmo subir ao degrau mais baixo do pódio com a meta quase à vista – os dois terminaram separados somente por 3 décimas de segundo!
5.º classificado, Martim Espinho alcançou em Moçarria o seu melhor resultado do ano até agora. O ribatejano terminou na frente de Afonso Gomes, Nuno Santinho, Pedro Costa, Rúben Ribeiro e Francisco Salgueiro Jr..
Depois da queda sofrida no início da corrida, Luís Outeiro não desistiu, recuperou várias posições e cortou a meta na 18.ª posição. No entanto, o piloto de Alqueidão acabaria desclassificado por ter recebido ajuda externa.
O campeonato nacional de Motocross tem agora um interregno de verão, regressando no dia 19 de Setembro em Águeda.
:.
(Foto: Rúben Policarpo)
0 comentários