CNSX: Hugo Basaúla é Campeão Nacional
Na ronda de todas as decisões no campeonato Nacional de Supercross foi com uma animada e conhecedora moldura humana que se realizou a derradeira prova do nacional, na localidade de Paço dos Negros, perto de Almeirim, que acolheu pela décima vez uma prova da especialidade e em noite decisiva foi Hugo Basaúla (Kawasaki) quem acabou por somar os pontos necessários para se sagrar novamente campeão nacional depois de ter perdido o ceptro no passado ano para Paulo Alberto (Honda).
Paulo Alberto foi mesmo o vencedor de ambas as corridas, tal como tinha acontecido na prova anterior em Fafe, liderando todas as voltas da primeira final na frente de Basaúla, com o ainda lesionado Sandro Peixe (Honda) a ser o terceiro na frente de Diogo Graça (Honda), novamente o melhor em SX2.
Na segunda corrida Basaúla liderou as primeiras cinco voltas, mas na sexta era já Paulo Alberto o primeiro, posição que não mais largou para assegurar a vitória na ronda de encerramento do campeonato e isolar-se na lista dos pilotos com mais vitórias em Paço dos Negros, contabilizando mais quatro sucessos, dois em Elite e outros tantos em SX1, aos cinco que tinha anteriormente. Basaúla voltou a repetir o segundo lugar na frente de Peixe e Graça, invicto em SX2 com mais uma dupla vitória.
O resultado final permitiu a Hugo Basaúla ser campeão com oito pontos de vantagem sobre Sandro Peixe, que chegou a Paço dos Negros ainda a contas com uma lesão num joelho contraída na semana anterior em Fafe, cabendo a Diogo Graça o terceiro lugar final em Elite e a vitória na SX2.
“Foi uma grande corrida e onde me senti melhor que em Fafe. Apesar de não estar a 100% diverti-me em pista, pois era um traçado um pouco mais técnico que o habitual. Acabei por fazer duas mangas, sempre com os títulos no pensamento. Recordo-me que neste mesmo traçado, ano passado deixei o título fugir-me por entre as mãos. Desta vez tentei ser mais cauteloso e tive boas lutas o que beneficiou o espectáculo. Objectivo cumprido, só me resta agradecer a todos aqueles que me apoiam”, afirmou Hugo Basaúla no final da prova de Paço dos Negros”.
Entre os Infantis as vitórias foram divididas na Infantis B. Crónico vencedor desde o início do ano Sandro Lobo ficou parado no momento do arranque da primeira manga e foi da cauda do pelotão que arrancou quando o primeiro estava já a meio da volta de abertura. Martim Espinho liderou sem problemas até à bandeira de xadrêz e o pequeno e irrequieto Lobo recuperou até ao segundo posto, ultrapassando bem perto do final Igor Amorim.
Na segunda corrida, sem problemas no arranque Sandro Lobo regressou ás vitórias para fechar o campeonato com mais uma vitória e com o ceptro nas mãos.
Em Infantis A, Filipe Duarte, sagrou-se campeão mas depois de vencer em todas as restantes provas anteriormente realizadas aqui foi batido pelo estreante Vasco Salgado. Na primeira corrida o recém-chegado destacou-se do rival e venceu de forma mais folgada, mas na segunda corrida foi intenso o duelo entre ambos e apenas na derradeira curva Salgado levou a melhor sobre Duarte para assegurar a vitória final.
Esta derradeira ronda do campeonato contou ainda com a presença da classe Iniciados com as vitórias a ficarem nas mãos de Fábio Costa, que tal como os Infantis deu igualmente muito espectáculo a par com os seus colegas de pista aos comandos das motos de menor cilindrada.
0 comentários