MXGP, Afyon – 2ª manga: Gajser vence em dia de aniversário
O piloto da Red Bull KTM Works, Jeffrey Herlings, venceu o Grande Prémio de Afyon com um resultado de 1-2. O líder do mundial Tim Gajser (Honda) venceu a segunda manga e aumentou a sua liderança no campeonato do mundo de MXGP – um belo presente de aniversário!
Na 9ª ronda do mundial de motocross MXGP em Afyon Karahisar, na Turquia, o líder e atual campeão Tim Gajser comemorou o seu 25º aniversário hoje, dia 8 de setembro.
Jorge Prado ( KTM ) foi o mais rápido na partida das duas corridas. Na primeira, liderou quatro voltas antes de cair violentamente no solo. Levemente machucado e com os ombros e quadris machucados, Prado teve que recuperar desde trás. Na frente, o piloto da Kawasaki, Romain Febvre, herdou a liderança e parecia ser o vencedor certo até o final. Mas, na última volta, Febvre perdeu o equilíbrio em sulcos profundos e caiu, permitindo que Herlings assumisse a liderança. Atrás deles, um brilhante Antonio Cairoli lutou com Tim Gajser pelo segundo lugar, batalha ganha por Cairoli que terminou em segundo na primeira corrida.
Após o início da segunda manga de MXGP, Prado voltou a colocar-se à frente de Herlings , Gajser e Cairoli . Na volta 6, Gajser estava na roda traseira de Herlings e lutou para passar, ‘The Bullet’ resistiu amargamente, mas no final teve de deixar o esloveno passar.
Gajser reduziu a diferença para Prado e apanhou o espanhol na volta 8 antes de uma curva à direita. Herlings tentou travar Gajser para não o deixar ir, também ultrapassou Prado, mas a diferença grande para Gajser não permitiu a aproximação do holandês. Assim, Gajser venceu a segunda manga com 5,9 segundos de vantagem sobre Herlings e Cairoli , que também passou Prado na segunda volta .
O vencedor do dia foi novamente Jeffrey Herlings com um resultado de 1-2 . Com a sua vitória número 93, ‘The Bullet’ empatou com a lenda do motocross Tony Cairoli . O anterior vice-campeão da tabela , Jorge Prado, caiu da P2 para a 5ª posição. O novo segundo classificado na tabela do mundial de MXGP é agora Romain Febvre, com 28 pontos atrás de Gajser. Com sua vitória na segunda corrida e a expansão significativa da liderança do campeonato, Tim Gajser teve o melhor presente de aniversário adequado no final do dia.
Jeffrey Herlings melhorou de 5º para 4º na tabela e reduziu a sua diferença para Gajser em 2 pontos no campeonato. Depois de 9 corridas, Cairoli é o novo terceiro no mundial, mas está a apenas um ponto de Febvre . Portanto, permanece tudo muito renhido nas contas do mundial de MXGP.
Uma grande surpresa na Turquia foi Alberto Forato (GASGAS), que alcançou de longe o melhor resultado da sua carreira no MXGP com as classificações de 6º e 7º .
A décima ronda do Campeonato do Mundo de Motocross acontece dentro de uma semana e meia, no dia 19 de setembro, em Riola Sardo, na Sardenha.
Resultado do Grande Prémio de Afyon
1. Jeffrey Herlings (NL), KTM , 1-2
2. Tim Gajser ( SLO ), Honda, 3-1
3. Antonio Cairoli (I), KTM , 2-3
4. Romain Febvre (F), Kawasaki, 4o -5
5. Pauls Jonass ( LAT ), GASGAS, 5-6
6. Alberto Forato (I), GASGAS, 6-7
7. Alessandro Lupino (I), KTM , 9-8
8. Henry Jacobi (D), Honda , 7-11
9. Thomas Kjer Olsen ( DK), Husqvarna , 12-9
10. Jorge Prado (E), KTM , 21-4
11. Brent van Doninck (B), Yamaha , 10-15
12. Brian Bogers (NL), GASGAS, 17-10
13. Jeremy Seewer (CH), Yamaha , 14-13
14. Glenn Coldenh of f (NL), Yamaha , 8-19
15. Arnaud Tonus (CH), Yamaha , 16-12
Campeonato do Mundo após 9 corridas
1. Tim Gajser ( SLO ), Honda, 355
2. Romain Febvre (F), Kawasaki, 327, ( -28 )
3. Antonio Cairoli (I), KTM , 326, ( -29 )
4. Jeffrey Herlings (NL) , KTM , 321, ( -34 )
5. Jorge Prado (E), KTM , 315, ( -40 )
6. Jeremy Seewer (CH), Yamaha , 249, ( -106 )
7. Pauls Jonass ( LAT), GASGAS, 231, ( -124 )
8. Glenn Coldenh of f (NL), Yamaha , 212, ( -143 )
9. Alessandro Lupino (I), KTM , 182, ( -173 )
10. Ben Watson (GB ), Yamaha , 143, ( -212 )
0 comentários