MXGP: Domínio de Jorge Prado na República Checa
O jovem piloto espanhol voltou a dominar todo o fim-de semana em Loket, sem dar qualquer hipótese em ambas as mangas. Jorge Prado partiu da pole, a nona desta temporada, depois de ter superado Henry Jacobi e Darian Sanayei na sessão de qualificação. Prado terminou com uma vantagem de 14 segundos para o segundo classificado, Tom Vialle.
Com um circuito em excelentes condições, Jorge Prado não perdoou na primeira manga. Saído da primeira posição procurava a vitória número 12 este ano. Prado arrancou muito bem e conseguiu manter-se entre os primeiros e facilmente se colocou na frente da corrida. Todos conseguiram passar a primeira curva sem quaisquer incidentes e foram as duas KTM que seguiram na frente. Prado estava na liderança e não a largou até ao final da corrida. No entanto, não conseguiu afastar-se muito no início da prova.
Os tempos por volta mantinham-se semelhantes entre os primeiros enquanto Vialle e Vlaanderen ficavam cada vez mais próximos. Prado aproveita para começar a afastar-se mais dos restantes pilotos e constrói rapidamente uma vantagem quase três segundos. Tudo isto aconteceu ainda durante as primeiras cinco voltas da corrida e a prestação do espanhol manteve-se consistente até ao final sem qualquer perigo para a sua liderança. Apesar disso, o seu gap para os pilotos que seguiam atrás de si chegou a diminuir significativamente ainda na primeira metade da corrida.
Na segunda posição terminaria Henry Jacobi, que esteve durante parte da corrida na quarta posição, que foi discutindo com Thomas Kjer Olsen. O piloto dinamarquês fechou o pódio, na terceira posição. Tudo isto aconteceu depois de o colega de equipa de Prado, Tom Vialle e Calvin Vlaaderen terem embatido um contra o outro. Ambos voltaram à corrida mas apenas Vlaaderen conseguiu recuperar posições e minimizar os danos. Terminaria na nona posição mas Vialle não teve a mesma sorte, ficando-se pelo 33º lugar.
Na segunda manga, Jorge Prado voltaria a ser dominante, sem dar qualquer hipótese aos adversários. O início da corrida foi uma fotocópia quase perfeita da primeira manga com Prado a tentar manter-se na frente do seu colega de equipa, Tom Vialle. Uma vez mais, tomou a primeira posição, que não largou até ao final da prova. Na terceira posição seguia Jacobi, seguido de perto por Vlaanderen e Sterry, que seguiam em quarto e quinto, respectivamente.
Enquanto Jacobi poderia estar a pensar que iria repetir a segunda posição da primeira manga, Sterry partiu para o ataque nos últimos minutos. A ultrapassagem surgiu a apenas três voltas do final da corrida, com o britânico a conseguir o seu melhor resultado do ano em MX2. Olsen não conseguiu bater os adversários, ficando à porta do pódio, na quarta posição. A fechar os cinco primeiros ficou Vlaanderen. Na classificação geral em Loket, sem surpresas, a vitória foi para Jorge Prado, que continua imparável. O pódio fechou com Henry Jacobi e Thomas Kjer Olsen.
O mundial segue no dia 4 de agosto para o circuito belga de Lommel, onde Jorge Prado irá certamente continuar a fazer das suas.
0 comentários