MXGP, Kegums: Finalmente Jeffrey Herlings!

By on 16 Agosto, 2020

Depois de vencer as primeiras duas rondas do campeonato mundial de MXGP em Março, poucos esperavam que Jeffrey Herlings (4.º/1.º) demorasse três provas a voltar a subir ao degrau mais alto do pódio.

Mas, acima de tudo, o “Bullet” fez uma grande operação no campeonato. O piloto da KTM chegou ao Grande Prémio de Kegums com 28 pontos de vantagem sobre Tim Gajser (1.º/-) e saiu com 46!

O esloveno triunfou na primeira manga mas sofreu uma queda na segunda e perdeu o contacto com Herlings, o líder na altura. Gajser não conseguiu retomar o ritmo de corrida e perdeu posições para Antonio Cairoli e Arminas Jasikonis.

Mas o pior veio a três voltas do fim… o motor da Honda calou-se e já não voltou a trabalhar. Desiludido, o campeão em título teve de abandonar e assistiu de fora ao triunfo do seu principal adversário na luta pela coroa de 2020.

Com o azar de Gajser, Arminas Jasikonis (2.º/3.º) ficou apenas a 1 ponto da vitória na classificação geral. Com mais este ótimo resultado, o lituano subiu ao 3.º lugar do campeonato em igualdade pontual com Antonio Cairoli (9.º/2.º). Ambos estão agora a somente 4 pontos de Tim Gajser.

Kegums foi também o palco do primeiro pódio de sempre de Jorge Prado (3.º/4.º) na classe MXGP. O espanhol foi muito consistente nas duas mangas e conseguiu este feito apenas dois meses depois de fracturar uma clavícula, lesão que lhe retirou bastante tempo de preparação para as três rondas que tiveram lugar na Letónia.

Romain Febvre (5.º/5.º) conseguiu o seu terceiro Top 5 em três provas feitas com a Kawasaki. O francês parece estar muito motivado na equipa verde e, mesmo tendo estado ausente no início da temporada devido a uma lesão, sai de Kegums no 10.º lugar da classificação provisória.

Glenn Coldenhoff (7.º/6.º) nunca conseguiu arrancar nos lugares cimeiros, o que o obrigou a fazer corridas de recuperação. O piloto da Gas Gas – vencedor do GP da Letónia – desta vez foi 6.º mas subiu ao 5.º posto no campeonato por troca com Jeremy Seewer (-/7.º).

O suíço caiu na terceira curva da primeira manga e foi “atropelado” involuntariamente por um adversário. O piloto da Yamaha acabou por demorar muito tempo para retomar a corrida e acabou por abandonar.

Gautier Paulin (6.º/8.º), Tim Gajser, Jeremy Van Horebeek (10.º/10.º) e Mitchell Evans (12.º/9.º) completaram o grupo dos dez melhores do Grande Prémio de Kegums.

O campeonato mundial de MXGP prossegue no dia 6 de Setembro na Turquia.

Classificação geral da categoria MXGP no Grande Prémio de Kegums
Classificação do campeonato mundial de MXGP após o Grande Prémio de Kegums
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments