Novidades das Motos de Motocross 4Tempos para 2020
Como é normal, por esta altura do ano já conhecemos as novidades das motos de motocross para 2020 e contamos em breve ter acesso para as testar. No entanto, vamos fazer um breve resumo das alterações e novidades das motos de motocross a 4Tempos.
Este ano, temos algumas marcas que realizaram alterações profundas nas suas motos e temos outras marcas, que realizaram alterações muito grandes no ano passado e que este ano apresentam pequenas melhorias que aumentam o rendimento muito significativamente.
KTM
A marca austriaca renovou no ano passado toda a sua gama SXF de motocross e este ano esteve mais preocupadas com a atualização da sua gama de Enduro.
Ainda assim apresentou algumas novidades como é o caso das novas suspensões WP XATC em toda a sua Gama. São semelhantes às do ano anterior, mas com um novo desenho do pistão. O amortecedor recebe um novo ajuste da compressão e novos settings. Apresenta ainda uma nova decoração “Ready to Race”. A SXF 450 trás agora uma cremalheira traseira com mais um dente (49 dentes) para promover uma melhor resposta.
Husqvarna
Da mesma forma que aconteceu nas suas “irmãs” KTM, a gama de motocross recebe poucas novidades este ano, onde estiveram mais focados em atualizar a sua gama de Enduro. Ainda assim, graças à sua base estreada no ano passado, as FC continuam a ser uma das motos mais ligeiras e potentes do mercado para 2020.
Como principal novidade recebe as suspensões WP XATC e um amortecedor com um novo regulador de compressão mais preciso. Tambem apresenta uma nova tampa de filtro de ar que promove melhor fluxo de ar e melhor resposta do motor.
Kawasaki
A Kawasaki no ano passado renovou a sua 450 com melhorias importantes como é o caso do arranque elétrico, a suspensão Showa, motor e suspensão, este ano foi a vez da 250 sofrer alterações profundas. Os engenheiros da marca alteraram significativamente o motor e as suspensões, para oferecer a melhor versão da KX250 já feita.
O motor é praticamente novo, com um novo cilindro, novas válvulas e arvores de cames com um perfil mais agressivo que melhora o comportamento em altas RPM. Incluiu inda novos rolamentos, corrente de distribuição mais resistente e o tensor desta foi recolocado numa posição mais eficiente e com menos fricção.
Quanto à ciclistica, conta com suspensões Kayaba de 48mm e um amortecedor com dupla regulação, de alta e baixa velocidade.
As pastilhas do travão dianteiro são produzidas com um novo material e o travão traseiro conta agora com um disco de 250mm e uma nova bomba de travão.
HONDA
A Honda introduziu em 2017 a sua ultima versão de 450cc e todos os anos tem feito melhorias para obter uma comportamento muito equilibrado em 2019. Para 2020 apresenta alterações significativas e o novo controlo de tração é um deles.
A CRF450R monta o exclusivo sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control) que permite selecionar entre 3 níveis de controlo de tração para obter o máximo do motor em todas as situações. Agora dispoem de 3 mapas de controlo de tração, que foram atualizados, e são possíveis de alterar num botão no guiador.
As suspensões apresenta novos settings para 2020, por forma a melhorar o equilíbrio geral. As pastilhas do travão traseiro apresentam um novo desenho para melhor agarre e durabilidade, em que a proteção do disco traseiro foi eliminada.
Na CRF250R também apresenta alterações profundas no motor, por forma a melhorar a potencia em baixas RPM e ainda tornar um motor mais eficiente. No motor encontramos uma nova colaça e nova arvores de cames, que juntamente com uma câmara de combustão redesenhada, melhorada a potencia entre as 6.000 e as 10.000 RPM. Também a ignição foi optimizada onde se juntou um sensor de mudança engrenada, por forma ao motor utilizar mapas de potencia distintos, dependendo da mudança em que está engrenada.
O interior dos escapes foram redesenhados para melhorar a potencia em baixas e médias rotações. O filtro do ar é novo, com um aumento de tamanho em cerca de 10% para melhorar o fluxo do ar.
As suspensões são Showa com 49mm e apresentam novos settings.
Yamaha
A Yamaha para 2020 apresenta um a YZF250, que foi completamente renovada o ano passado e não alterações de relevo. No entanto, a YZF450 teve uma grande evolução, que apear de não ser um novo modelo, quase todas as partes da motos foram alteradas e revistas, fazendo com se seja uma moto praticamente nova. Todas as alterações resultam numa moto com mais potencia, mas mais controlada, com acelerações mais lineares e mais fácil de conduzir.
Para tal, a YZF450 apresenta um novo quadro com a rigidez revista, suspensões Kayaba SSS com novos settings, exclusivas para as YZF, com novo pistão e casquilho de fricção.
A nível do motor foi revisto o pistão e segmentos, arvores de cames, corrente de distribuição. Também o coletor de escape foi revisto para melhor fluxo do ar.
A nível da travagem, a YZF conta com novas pinças de travão da Nissin, que na frente aumentaram de tamanho e de rigidez. Os discos da frente e traseiro apresentam um novo desenho mais eficiente e ainda o disco traseiro aumentou o seu tamanho para 250mm.
Foi incorporado um seletor de mapas de potencia no guiador, que permite selecionar a resposta do motor ao piso em que se encontra. Este é possível de ser configurado mediante a aplicação Yamaha Power Tuner, com a qual podemos desenhar os nossos mapas de potencia e ver diversos parâmetros da moto através de um smartphone.
Suzuki
A Suzuki é uma das marcas que menos relevo tem apresentado nos últimos anos, apesar de ser umas das fabricas com mais sucesso na história do motocross. Ainda assim, a marca continua a evoluir e a atualizar os modelos RM-Z450 e RM-Z250. Para este ano, as RM-Z não apresentam evoluções de destaque, em que para 2020 apenas a decoração é diferente em ralação aos modelos de 2019. No entanto, as RM-Z continuam a ser uma das motos mais ágeis, com motores muito suaves e progressivos.
0 comentários