Rúben Faria, Taça do Mundo E-Xplorer, Japão: “Estamos a evoluir de dia para dia”

By on 17 Fevereiro, 2024
Rúben Faria, Taça do Mundo E-Xplorer, Japão: “Estamos a evoluir de dia para dia” thumbnail

Osaka recebeu a primeira ronda da Taça do Mundo FIM E-Xplorer, uma competição exclusiva para motos elétricas que tem este ano a sua segunda edição.

A Honda foi o único grande construtor mundial a marcar presença com uma equipa oficial comandada por Rúben Faria e com Tosha Schareina e Francesca Nocera como pilotos aos comandos da Honda CR elétrica.

Depois do sucesso no Dakar em Janeiro, o algarvio orientou a sua equipa para mais um triunfo numa competição completamente diferente.

Chegámos ao fim da primeira ronda em Osaka, no Japão. Tem sido muito interessante e é um projeto em que estamos a trabalhar há pouco tempo. Temos estado a evoluir de dia para dia. Foi um dia duro com as quedas que ambos os pilotos sofreram na primeira manga mas os dois lutaram até ao fim. Já estamos a pensar na próxima ronda, na Noruega” disse Faria no fim da corrida.

Do staff da estrutura da asa dourada fizeram também parte outros dois portugueses: Pedro “Barbaças” Almeida e Ross Riley.

A Honda CR elétrica já havia estado em destaque numa ronda do campeonato do Japão de Motocross em 2023, com Trey Canard a liderar várias voltas face às motos de motores de combustão com 450cc.

Tosha Schareina e Francesca Nocera ocuparam a 2.ª posição em cada uma das suas classes e isso permitiu ao Team HRC de Rúben Faria triunfar na classificação geral por apenas 1 ponto sobre a equipa Robbie Maddison Racing.

A equipa mais portuguesa desta competição é assim a primeira líder da Taça do Mundo FIM E-Xplorer de 2024!

Classificação por Equipas

1. TEAM HRC                                       132 POINTS
2. ROBBIE MADDISON RACING         131 POINTS
3. INDE RACING                                  121 POINTS
4. GRAVITY                                          118 POINTS
5. BONNELL                                        101 POINTS
6. PCR-E                                                89 POINTS
7. CAOFEN                                            85 POINTS
8. AUS-E RACING                                 81 POINTS

:.

(Fotos: HRC)