Vídeo: Faz hoje 16 anos que Joaquim Rodrigues fez um Top 5 no AMA Motocross!
No dia 22 de Agosto de 2004, Joaquim Rodrigues alcançou aquele que é até hoje o melhor resultado de sempre de um português na classe maior do AMA Motocross!
O piloto de Barcelos tinha chegado aos EUA no ano anterior como piloto de fábrica da Red Bull KTM. Depois do normal período de adaptação às competições norte-americanas, “J-Rod” enfrentou a temporada de 2004 aos comandos da 450SX-F que, na altura, ainda não estava ao nível das marcas japonesas em termos de desenvolvimento técnico.
Apenas para se ter uma ideia, nesse ano ainda havia marcas que faziam correr os seus pilotos em motos 250cc 2T como a Suzuki e a Kawasaki.
O circuito de Broome Tioga em Binghamton recebeu a penúltima ronda do campeonato AMA Motocross e Rodrigues estava na luta por um lugar no Top 10 da classe rainha (denominada na altura de “250 Motocross”).
Na primeira manga, “Quim” saiu da grelha na 2.ª posição atrás de Ricky Carmichael. Ultrapassado na volta inicial por Kevin Windham e Chad Reed, o minhoto segurou atrás de si Sebastien Tortelli – campeão mundial de MX em 1996 e 1998 – durante mais de metade da corrida. O português cortaria a meta num excelente 5.º lugar.
Na segunda manga, o piloto da KTM voltou a ter um fantástico arranque, novamente atrás de Carmichael. Depois de rodar seis voltas na 4.ª posição, Rodrigues perdeu algumas posições para pilotos como Sebastien Tortelli, David Vuillemin e Nick Wey, terminando a manga em 7.º.
Na classificação geral da prova de Broome Tioga, “J-Rod” alcançou um incrível 5.º posto e, nesse dia, foi o único a conduzir uma KTM numa grelha de 40 pilotos! O luso terminou o dia na frente de pilotos como Ernesto Fonseca e Chad Reed.
—
(Foto: Facebook Joaquim Rodrigues)
0 comentários