Honda CRF450RX Rally: Uma moto do Dakar por menos dinheiro
Participar no Dakar é o sonho de muitos, mas custa muito caro, embora existam opções como esta Honda CRF450RX Rally – preparada em Itália pela RS Moto – que oferecem uma possibilidade bastante mais acessível.
Correr de moto é caro, essa é uma realidade que à priori devemos ter em conta nas variadas disciplinas, antes de enveredarmos por uma entrada na competição. No caso dos rali-raides, esta modalidade não foge à regra, mas hà formas de economizarmos no orçamento. Felizmente, para bolsas menos recheadas, existem opções como esta Honda CRF450RX Rally, uma moto que pode ser uma base interessante para o Dakar e que é proposta pela empresa francesa Euroboost, revendedor e importador de motos Honda naquele pais. Curiosamente, este ‘preparado’ não foi fabricado pela Honda, mas sim pela oficina e distribuidora italiana da Honda, a RS Moto. A empresa vem preparando a CRF450RX nos últimos dois anos e não mostra sinais de desaceleração para 2024.
Uma forma de reduzir custos
Lembrando que a Husqvarna de Skyler Howes teve cerca de 35.000 euros em preparação (sem contar com os custos da mão de obra), esta Honda CRF450RX Rally pode ser vista como uma verdadeiro achado. Está à venda por 9010 euros a menos, 25.990 euros para sermos exatos. E neste caso estamos falando da moto já pronta para competir, com tudo no seu devido lugar.
A base é a Honda CRF450RX, mas existem algumas alterações que fazem dela a Honda CRF450RX Rally, como dois depósitos de combustível laterais de 9,5 litros cada e um depósito extra amovível de mais 10 litros que fica na traseira. Para o seu correto funcionamento, existem duas bombas de combustível em vez de uma.
A instrumentação, tão importante nas raides, é complementada com tudo o que é necessário e inclui o interruptor através do guiador. Outro ponto que melhora é a ergonomia com alterações no guiador, pousa-pés especiais, amortecedor de direção e novas configurações de suspensão. Uma proteção do motor em carbono e um novo disco de travão de 300 milímetros estão incluídos.
Na parte mecânica não há muitas mudanças, mas são importantes e acompanham o depósito extra de óleo e a sua refrigeração através do novo radiador. As rodas são da Haan Wheels e são projetadas para condução off-road de alto nível, oferecendo máxima rigidez e peso reduzido. Por último, mas não menos importante, a moto respira através de um escape Arrow especial, projetado especificamente para corridas de rally.
A CRF450RX Rally conta ainda com novas tampas de embraiagem STM que buscam reduzir o peso para deixar a moto com leves 139 kg a seco, um valor que com todos os depósitos cheios sobe para os 169 quilos, o que não é nada mau.
0 comentários