Vídeo MXON: Faz hoje 22 anos que Portugal terminou em 8.º em Namur!
No dia 30 de Setembro de 2001, fez-se história no Motocross português!
Nesse ano, Namur foi o palco do Motocross das Nações e a seleção lusa apresentou-se com a melhor equipa de sempre: Joaquim Rodrigues em 250cc (na altura piloto de fábrica da Honda no mundial de MX), Paulo Gonçalves em Open (multi-campeão nacional e vice-campeão europeu de MX 250cc) e Rui Gonçalves em 125cc (campeão nacional de MX 125cc e prestes a ingressar no campeonato do mundo no ano seguinte).
Logo nas qualificações de sábado se viu o potencial desta seleção: aos comandos de uma Honda CR125 da equipa mundialista Martin Racing, Rui Gonçalves alcançou um brilhante 6.º lugar na sua corrida enquanto que Paulo Gonçalves foi 12.º em Open. Por sua vez, Joaquim Rodrigues não teve a sorte do seu lado e, após um ótimo arranque, viria a ser forçado a abandonar. Ainda assim, Portugal apurou-se para a corrida principal de domingo com um 12.º posto. Mas o melhor estava guardado para domingo…
Na manga 125cc/Open, Paulo Gonçalves foi o 14.º classificado e Rui Gonçalves o 26.º (10.º entre os pilotos das oitavo-de-litro). Portugal estava na 8.ª posição da classificação geral após esta corrida…
Na manga 125cc/250cc, Joaquim Rodrigues deu nas vistas com um excelente 9.º lugar e, desta vez, Rui Gonçalves foi 28.º e 11.º na sua classe. A equipa lusa ia para a última corrida do dia na 10.ª posição da geral…
Por fim, na manga 250cc/Open, Joaquim Rodrigues alcançou o 10.º posto e 6.º entre os concorrentes das “dois e meio”. Quanto a Paulo Gonçalves, o “Speedy” foi o 21.º classificado absoluto e 10.º melhor em Open.
Com os resultados nesta última corrida, Portugal superou a Espanha e a Finlândia na classificação geral e terminou a edição de 2001 do Motocross das Nações num histórico 8.º lugar!
Curiosamente, em 2005, foram precisamente Joaquim Rodrigues, Paulo Gonçalves e Rui Gonçalves a repetirem este resultado para a seleção lusa, até hoje os melhores resultados de sempre do nosso país no MXON.
Fique com um vídeo da histórica corrida de 2001 em que os portugueses aparecem com o n.º 40 (Rui Gonçalves), n.º 41 (Joaquim Rodrigues) e n.º 42 (Paulo Gonçalves)!
:.
(Foto: Rodrigo Castro)
0 comentários