AirTender para a África Twin 1100

By on 31 Julho, 2020

A PARCERIA ENTRE A HONDA ITÁLIA E A EMPRESA UMBRIAN, DEU ORIGEM A UM KIT REVOLUCIONÁRIO DE SUSPENSÃO PARA A HONDA CRF 1100L AFRICA TWIN DE 2020.

A colaboração entre a Honda Motor Europe Ltd. Itália e a Umbria Kinetics Ltd. é recente, datando de maio do ano passado, quando foi anunciado que os proprietários do CRF1000L Africa Twin poderiam instalar nos modelos de 2016 a 2019, e também na versão Adventure Sports, a revolucionária suspensão AirTender, projetada e desenvolvida pela Úmbria Kinetics.

VANTAGENS

O AirTender tem duas patentes internacionais. O sistema envolve a substituição da mola helicoidal padrão por um sistema que define em série uma mola helicoidal – mais curta e mais dura que a original – e uma mola de gás equipada com um sistema hidráulico, que permite regular e controlar os movimentos.

A singularidade deste novo sistema é separar as diferentes funções da suspensão, reduzindo os seus compromissos. A mola helicoidal é encarregada de suportar o peso estático do veículo e do piloto, e gerenciar a dinâmica da moto enquanto em andamento.

Esta mola helicoidal é consideravelmente mais dura que a original e não tem pré-carga mecânica, e por isso fica livre para se acionar em micro ondulações e muito estável em transferências de carga nas acelerações e travagem.

A parte hidropneumática, por outro lado, só entra em funcionamento acima de um determinado valor de carga e, por conseguinte, permite que a suspensão seja amolecida instantaneamente em condições de rugosidade forte. Além disso, o circuito hidráulico ao qual está ligado, gere os seus movimentos produzindo amortecimento adicional apenas no caso de cargas particularmente pesadas, realizando de forma puramente mecânica o que é na prática o sonho de qualquer fabricante de suspensões activas.

MUITO PRÁTICA DE AJUSTAR

Por último mas não menos importante, mas não menos importante, é a capacidade do sistema para ajustar o elemento elástico. Graças à eficiência do armazenamento de energia do gás, é possível fazer ajustes extremamente precisos tanto na capacidade de carga como no coeficiente elástico, tudo isto com uma intervenção manual no sistema hidráulico que consiste simplesmente em aparafusar ou desaparafusar um parafuso. Este ajustamento, actuando sobre o nível de compressão do gás, permite alterar radicalmente o carácter do veículo, adaptando-o às condições reais de carga e condução.

INSTALAÇÃO

Este kit topo de gama, muito fácil de instalar com a suspensão original, consiste no AirTender (elemento elástico) e num amortecedor Öhlins desenvolvido de acordo com as especificações técnicas da Umbria Kinetics, com o apoio do Andreani Group International. O preço do kit, agora também disponível para a nova CRF1100L Africa Twin 2020, é de aproximadamente 1.790,00 euros, excluindo os custos de instalação.

A notícia importante é que o AirTender pode agora ser instalado também no amortecedor original da Showa, tanto no novo modelo ano 2020 como no modelo anterior dos anos 2016-2019. Nesse caso, o preço do kit é de cerca de 1.200,00 euros (IVA incluído), excluindo sempre os custos de instalação.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!