Últimas

Amortecedor de Direcção, vale a pena? Em que situações?

By on 5 Setembro, 2019

O amortecedor de direção é um acessório que pode ser acoplado à moto por forma a criar estabilização na direcção, fundamentalmente a impactos da roda dianteira a alta velocidade. Com este acessório pretende-se amortecer os golpes bruscos ou repentinos que podem fazer girar a roda dianteira e o guiador, podendo levar a uma queda do piloto. O amortecedor de direcção pode ser ajustado quando à força e à velocidade de atuação.

Estes amortecedores são importantes em OffRoad, quando andamos a velocidades elevadas, em que as irregularidades do terreno podem levar a perda do controlo da moto. Através da magia da hidráulica, o amortecedor consegue reduzir esses movimentos bruscos. Além de reduzir os movimentos bruscos, também consegue fazer com que o piloto não tenha necessidade de fazer tanta força no guiador e não ficar tão fatigado.

No entanto, o outro lado da moeda é que o amortecedor de direcção vai perturbar na agilidade de movimentos da moto, visto que em percursos mais enrolados, como por exemplo numa especial de enduro ou numa pista de motocross, este não vai permitir que o guiador se movimente de uma forma livre e com isso condicionar a rapidez.

Será que vale a pena investir num amortecedor de direcção?

Se o objectivo for andar de moto OffRoad a altas velocidades, como acontece nas corridas de Todo o Terreno e Rallys ou nas planícies alentejanas, aí faz todo o sentido adquirir um amortecedor de direcção, visto que poderá prevenir algumas quedas a alta velocidade.

Se objetivo for fazer corridas de Enduro, Motocross ou fazer passeios por caminhos OffRoad, não fará sentido realizar este investimento, visto que o amortecedor de direcção vai perturbar a agilidade da moto nos caminhos mais sinuosos, quando necessita de movimentar rapidamente o guiador.

É importante referir que o amortecedor de direcção não vai tornar a moto à prova de quedas se o piloto ultrapassar os limites. O que vai fazer, é dar uma possibilidade ao piloto de conseguir safar-se de uma queda, quando a roda da frente embate num obstáculo em alta velocidade. Coisa que se não tivesse o amortecedor de direção, provavelmente seria uma queda garantida.

Valores de amortecedores de direcção

É possível adquirir amortecedores de direcção a partir dos 500€. No entanto os valores de amortecedor de direcção dependem muito de moto para moto. Isto significa que o mesmo amortecedor de direcção pode variar muito o seu valor devido aos acessórios necessários para acoplar o amortecedor a um determinado modelo.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!