BP Ultimate Rally-Raid, Etapa 4: Daniel Sanders recupera liderança nas motos

By on 29 Setembro, 2025
BP Ultimate Rally-Raid, Etapa 4: Daniel Sanders recupera liderança nas motos thumbnail

No sábado Daniel Sanders (KTM) regressou à liderança nas motos, num dia em que os portugueses estiveram em destaque: Luis Cidade (Can-Am Maverick) venceu entre os SSV e Martim Ventura (Honda) foi o mais rápido na categoria Rally2 das motos.

A quarta etapa do bp Ultimate Rally Raid Portugal, ligou Badajoz a Lisboa e compreendeu um setor seletivo bastante diversificado e técnico, com 274 km de extensão.

Daniel Sanders (KTM 450 Rally) e Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally) travaram um duelo intenso ao longo da etapa. O piloto da KTM foi sempre mais rápido, ganhou o setor seletivo e regressou ao primeiro lugar do bp Ultimate Rally Raid Portugal. “Foi um dia intenso. Forcei demasiado e destruí os pneus. Tive de me concentrar bastante na condução e evitar as pedras para terminar a etapa”, explicou o australiano, que partia para o último dia com 3m12s de vantagem sobre o espanhol.

Tosha Schareina acompanhou o andamento do adversário e tinha a prova controlada, mas um engano no percurso fê-lo perder preciosos minutos. “Etapa muito má. Estava com um bom andamento, mas a 20 km do fim apanhei um agricultor que me indicou um caminho errado, Não dei muito atenção ao road boak e perdi tempo. Amanhã vou atacar”, afirmou o piloto da Honda.

Martim Ventura foi o mais rápido da categoria Rally2 e ganhou, pela primeira vez, uma etapa no Mundial de Rally-Raid. “Foi um grande dia. Finalmente consegui fazer uma etapa sem problemas e diverti-me imenso”, disse o piloto, que faz a estreia na equipa oficial da Honda. Com o triunfo de Martim Ventura, os pilotos portugueses conseguem o feito de ganhar etapas em quase todas as categorias – a exceção são os quads.

Bruno Santos (Husqvarna FR450 Rally) voltou a estar entre os mais rápidos da categoria Rally2. Foi 8º na etapa e manteve o segundo lugar na geral. “Etapa muito divertida. As estradas em Espanha eram muito escorregadias e outras estavam degradadas e não me senti muito à vontade. Na última parte ataquei bastante, fiz o máximo que podia. Amanhã vou tentar fazer ainda melhor”, referiu.

As grandes decisões do bp Ultimate Rally-Raid Portugal ficam para a quinta e última etapa, com 287 km, sendo 103 km cronometrados. Os pilotos voltam a encontrar floresta (com muitos eucaliptos) nos concelhos de Coruche e Salvaterra de Magos. O setor seletivo termina na icónica Casa Cadaval. O público pode assistir à cerimónia de pódio, num cenário de rara beleza e muita história, como é o Padrão dos Descobrimentos, entre as 13h00 e as 15h30.

Classificação após a 4ª etapa Motos

1º Daniel Sanders (KTM 450 Rally), com 11h.39,36

2º Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally), a 3m.12

3º Luciano Benavides (KTM 450 Rally), a 12m.51

4º Ricky Brabec (Honda CRF 450 Rally), a 13m.42

5º Edgar Canet (KTM 450 Rally), a 21m.15 (1º Rally2)

8º Bruno Santos (Husqvarna FR450 Rally), a 26m.49 (1º português)