Dakar 2020, Etapa 11: Quintanilla volta a vencer; Brabec perde 11 minutos

By on 16 Janeiro, 2020

Depois da vitória no dia de ontem, hoje foi dia de Joan Barreda abrir a pista. Esta poderia ter sido uma ajuda para Ricky Brabec que teria o espanhol como uma boa roda a seguir. No entanto, a vitória nesta 11ª etapa acabou por ficar para Pablo Quintanilla.

Com uma boa posição de partida, o piloto chileno não perdeu tempo em atacar no início da etapa. Logo nos primeiros 58 kms da etapa, Quintanilla estabeleceu uma vantagem de um minuto sobre Matthias Walkner e Luciano Benavides. Já Toby Price e Joan Barreda começavam a ficar para trás.

Ao quilómetro 108 as notícias não eram boas para Ricky Brabec, pois o líder da geral estava a perder tempo considerável em relação a Quintanilla. Quanto a Price, também continuava a perder tempo.

Walkner fez uma corrida bastante consistente e nunca perdeu de vista Pablo Quintanilla, apesar de, a determinada altura, ter perdido um pouco de ritmo. Quem parecia continuar a não encontrar um bom ritmo era Brabec que a meio da etapa já tinha perdido mais de dez minutos na classificação geral.

Entretanto, Matthias Walkner começou a aproximar-se cada vez mais do chileno, conseguindo diminuir a sua desvantagem para apenas 41 segundos, com Luciano Benavides logo atrás.

Numa altura em que tinham já passado 324 kms desde o início da corrida, Walkner saltou para a liderança por uma margem mínima, iniciando um verdadeiro duelo com o chileno.

Apesar de todos os esforços, Quintanilla acabou por conquistar a sua segunda vitória neste Rally Dakar, batendo o piloto austríaco por apenas nove segundos. Em terceiro chegou Luciano Benavides, conquistando assim o seu melhor resultado desde o início da prova.

No dia de hoje, António Maio voltou a ser o melhor piloto português, ao terminar na 20ª posição. Ao piloto da Yamaha, seguiu-se Fausto Mota, que terminou em 33º lugar. Já Mário Patrão, fechou esta 11ª etapa no 37º posto.

Já Brabec, perdeu metade da vantagem que tinha na geral, em relação a Pablo Quintanilla, ao terminar em 10º lugar. Foram quase 12 minutos que o americano deixou escapar nesta penúltima etapa da prova mas que não deverão ser suficientes para deitar a conquista da prova por terra.

Classificação da Etapa 11
Classificação geral após a Etapa 11

(Em atualização)

Foto: Rally Dakar

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!