Dakar 2022, etapa 9: Mudança de líder e diferenças menores entre os primeiros
Os fãs do Dakar podem esperar por um final emocionante nesta 44ª edição. Após a etapa 9, Matthias Walkner é o primeiro piloto da KTM a liderar a classificação. No entanto, GasGas, Honda e Yamaha, também ainda têm hipótese de vencer.
Pela primeira vez, Sam Sunderland teve de abrir uma etapa no Rally Dakar de 2022, esta terça-feira. O britânico da GasGas venceu ontem e na nona etapa de hoje a navegação não demonstrou ser um grande obstáculo, mas a verdade é que quando Sunderland completou a especial de 287 km após 2h37m, tinha perdido 8 minutos para o vencedor da etapa Nacho Cornejo (Honda). Foi a segunda vitória em etapas do chileno no rali deste ano, e a quarta da Honda.
Mas Sunderland também perdeu 6 minutos para o segundo classificado do Dakar Matthias Walkner e teve assim de entregar a liderança da geral ao piloto da Red Bull KTM. O austríaco vencedor do Dakar de 2018 chegou ao final da tirada apenas 2 minutos depois de Cornejo e lidera a 44ª edição pela primeira vez, com apenas três etapas pela frente!
Danilo Petrucci (Tech3-KTM) levou a única vitória em etapas da KTM até agora no Dakar de 2022, na quinta etapa.
No entanto, a nona etapa não proporcionou uma decisão preliminar, antes pelo contrário. Enquanto os 6 primeiros estavam a 15 minutos um do outro antes, agora estão apenas separados por 11 minutos! Ou seja, está tudo em aberto para uma parte final emocionante do rali que se disputa pela terceira vez na Arábia Saudita.
Kevin Benavides (+1:26 min), Joan Barreda (+2:10 min), Pablo Quintanilla (+5:02 min) e Adrien Van Beveren (+5:04 min) reduziram as diferenças para o líder do Dakar na etapa de hoje.
Contudo, o representante da Sherco, espanhol Lorenzo Santolino, que ainda teve a oportunidade de ganhar a etapa, acabou por perder 11 minutos e está agora com mais de 26 minutos de atraso na classificação geral.
Os resultados são ainda provisórios, uma vez que nem todos os participantes chegaram à meta e podem ser impostas penalizações ou créditos.
0 comentários