Dakar 2022, ‘Original by Motul’: Estes são os pilotos mais sacrificados do rali

By on 27 Dezembro, 2021

O Rali Dakar é considerado o maior de todos os ralis. Na categoria “Original by Motul” onde este ano participa o português Mário Patrão, os participantes participam da forma mais original, tal como no início do rali nos anos 80.

A 44ª edição do Dakar será disputada na Arábia Saudita pela terceira vez consecutiva. O percurso promete muitos dias na areia, uma prova dura, principalmente para os 146 participantes em motos. Mas desses, 33 enfrentam um desafio ainda maior, tendo que resisitir aos doze dias de prova sem veículo de assistência e sem suporte técnico. Esta categoria especial é denominada como ‘Original by Motul’.

Tendo em conta que os participantes começam o dia ao nascer do sol e precisam percorrer etapas de/até 840 km em etapa – sem contar com os trajetos de ligação (apenas uma etapa é menor que 500 km), imaginem esses pilotos que após intermináveis ​​e exaustivas horas no deserto, chegam ao acampamento base e ainda precisam de fazer reparações e a manutenção de sua moto. Para eles, as noites são mais curtas, desagradáveis ​​e também mais frias nas tendas.

Mas são estes aventureiros que encarnam o verdadeiro espírito do Rally Dakar, porque o piloto é o foco da competição, naquela que é provavelmente a forma mais original. Quem se atreve a embarcar nesta aventura, deve ser feito de um material especial. O único apoio oficial para os participantes desta categoria é uma área especial no acampamento, onde podem dormir e trabalhar, bem como com utilizar lubrificantes e ferramentas.

O vencedor do ano passado nesta categoria foi Arunas Gelažninkas, o lituano que competiu na categoria original pela primeira vez em 2021. “Para ser sincero, cheguei muitas vezes ao acampamento e queria tirar uma soneca. Mas não podia, porque tinha que trabalhar na minha moto”, lembrou.

A Motul, parceiro principal do evento, apoia os concorrentes desta categoria, fornecendo no local uma grande variedade da sua linha de produtos, bem como algum equipamento destinado a tornar a sua vida no bivouac um pouco mais confortável.

1 elevador de moto ;

1 tapete ambiental;

1 capa de moto;

1 tenda-cama (2 pessoas);

1 colchão de campismo;

1 saco de dormir de 5°;

1 manta de sobrevivência;

1 saco de viagem de 100L;

1 mochila à prova de água (25 litros);

1 kit de higiene;

1 lâmpada de cabeça

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments