Dakar, Dixit: Castera – “Quem não baixar a velocidade não ganhará este Dakar”

By on 3 Janeiro, 2021

Alguma controvérsia se tem gerado neste Dakar, especialmente no que diz respeito à limitação dos pneus traseiros para motos. Mas isso não tira o sono ao gestor da A.S.O., David Castera…

O atual vencedor da moto, Ricky Brabec, passou a chamar a regra de “o pior que poderia ter sido feito”, pois acredita que nenhum piloto de elite irá diminuir a velocidade por essa razão. E não é o único que vê dessa forma.

 No entanto, Castera é claro: “Eles podem fazer o que quiserem, mas aquele que não desacelerar não vai ganhar o Dakar. Isto é uma prova de resistência, têm que cuidar da moto, dos pneus, do motor, durante dois ou três anos parece que se esqueceram disso mas têm que levar isto de novo em conta.” Na verdade, é uma ‘cruzada’ que se seguirá nos próximos anos: “Temos que seguir em frente nesse sentido e os pilotos sabem disso. Havia outra opção, que era diminuir a potência das motos, mas isso fica para o próximo ano.”

O que há de mais unanime nos novos regulamentos é o fato de ser entregue o road-book minutos antes do início das etapas assim como o uso de instrumentos digitais para leitura: “É o futuro. Infelizmente não pudemos prepará-lo a tempo para as motos, mas no próximo ano teremos. É um passo importante para a corrida porque garante a igualdade entre todos e não haverá dúvidas sobre a legalidade da corrida.”

Segundo David Castera o Dakar deste ano terá dois momentos-chave: “Eu diria que as etapas decisivas serão a 5, 6 e 11. Quisemos manter o interesse desportivo até ao final e o dia 11 será importante este ano. Num momento em que todas as pessoas estão a ter um momento difícil queremos com este Dakar para permitir que as pessoas sonhem, assistindo às paisagens e aventura desta competição na TV.” Um sonho que nasceu há 44 anos com Thierry Sabine e que este ano tem um significado especial.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments