Dakar, Etapa 4: Vitória de Barreda e Soultrait novo líder

By on 6 Janeiro, 2021

Joan Barreda (Honda) conquistou hoje a sua segunda vitória em etapas no Dakar 2021, Xavier de Soultrait (Husqvarna) é o novo líder do Dakar, Brabec e Price a pouparam esforços para a dura etapa de amanhã. Entre a comitiva lusa, brilhante atuação de Joaquim Rodrigues, sexto, num dia em que o privado Alexandre Azinhais foi obrigado a abandonar.

Fotos: Oficiais

A especial da quarta etapa começou com Toby Price muito rápido e a rodar junto com o seu companheiro de equipa da KTM, Matthias Walkner. No entanto, foi Joan Barreda (Honda) que sempre muito rápido passou no checkpoint inicial com o melhor tempo e com uma pequena vantagem de 5 segundos para Ross Branch (Yamaha) e 7′ para Pablo Quintanilla (Husqvarna). Logo ao km22 a primeira baixa na comitiva lusa: Alexandre Azinhais seria obrigado a abandonar devido ao motor partido da KTM – era o fim da longa aventura do piloto. Mas o azar não toca apenas ao português. Toby Price comete um erro de navegação e Barreda aproveita a ocasião para assumir com maior impeto a liderança provisória da etapa. Do lado da ‘máquina laranja’ o rookie Daniel Sanders destaca-se na quarta posição, a 1’43 ‘do lider provisório Barreda.

A CONSISTÊNCIA DE RODRIGUES ‘PREMIADA’ COM O SEXTO LUGAR

Com um andamento sólido, Joaquim Rodrigues (Hero) é a supresa da jornada. Muito rápido, ocupa um consistente lugar entre os primeiros (sexto), baixa um lugar a meio da etapa mas recupera-o na chegada ao final da etapa. Nas hostes lusas, Sebastian Buhler chega a Ryade com o 24º lugar, e Rui Gonçalves termina a etapa em 32º depois de um dia desgastante com problemas de navegação.

Dia menos bom também para o bicampeão do Dakar, o australiano Toby Price, que depois de vencer a etapa de ontem e ser hoje o primeiro a partir para os trilhos, começou a perder tempo logo ao km80. O australiano foi um dos que caiu na ‘armadilha’ desta etapa, que a maioria dos concorrentes descreveu como rápida, e assim Barreda acabou por chegar a um triunfo tranquilo nesta 4ª etapa do Dakar de 2021.

XAVIER DE SOULTRAIT (HUSQVARNA) É O NOVO LÍDER

Já o vencedor do ano passado Ricky Brabec que com 218 km de especial rodava em décimo, a mais de cinco minutos do seu companheiro da Honda, fez uma etapa claramente a ‘poupar pneus’, provavelmente até numa estratégia inteligente dada a reduzida quilometragem da especial de hoje. O campeão em título Brabec optou por essa estratégia afim de evitar abrir a estrada na quinta etapa de amanhã, amplamente apontada como a mais difícil do 43º Dakar. O número 1 da Honda chegaria ao final no 18º lugar ocupando o 15º lugar na classificação geral, a 16 minutos do francês de Soultrait.

Ross Branch foi o segundo mais rápido na tirada de hoje e Daniel Sanders fez juz ao que sabe para terminar na segunda posição. Amanhã o rali Dakar prossegue com a 5ª etapa entre Ryade e Wadi Ad-Dawasir, num total de 662 km, com 337 km de prova especial que promete ser demolidora.

Classificação da 4ª etapa Wadi Ad-Dawasir-Riyadh, 337.0 km SS

  1. Barreda Bort J. Monster Energy Honda Team: 2:46:50
  2. Branch R. Monster Energy Yamaha +5:57
  3. Sanders D. KTM Racing Team +6:09
  4. Benavides L. Rockstar Energy Husqvarna FT +6:22
  5. de Soultrait X. HT Rally Raid +7:19
  6. Rodrigues J. Hero Motorsports Team Rally +7:21
  7. Cornejo Florimo J. I. Monster Energy Honda Team +7:29
  8. 8. Quintanilla P. Rockstar Energy Husqvarna FT +7:34
  9. Svitko S. Slovnaft Team +8:4610.
  10. Van Beveren A. Monster Energy Yamaha +9:22
  11. Brabec J. Strojrent Racing +10:25
  12. Sunderland S. Red Bull KTM Factory Team +10:33
  13. Santolino L. Sherco TVS Rally Factory +11:13
  14. Benavides K. Monster Energy Honda Team +11:38
  15. Caimi F. Monster Energy Yamaha +11:49

24. Buhler S. Hero Motorsports Team Rally +17:19

32. Goncalves R. Sherco TVS Rally Factory +43:50

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments