Dakar, Etapa 5, Tobias Ebster (1.º Rally 2): “Estava frio e tive que pôr as cuecas de esqui”

By on 10 Janeiro, 2024
Dakar, Etapa 5, Tobias Ebster (1.º Rally 2): “Estava frio e tive que pôr as cuecas de esqui” thumbnail

Tobias Ebster, líder da classe Original by Motul, conquistou hoje a sua primeira vitória na categoria Rally 2. O austríaco marcou o nono, superando Romain Dumontier por apenas 32 segundos na especial. O sobrinho de 26 anos do veterano da KTM Heinz Kinigadner já havia mostrado as suas proezas nas dunas, liderando a sua classe no Abu Dhabi Desert Challenge de 2023. Tobias venceu o desafio Road to Dakar lá, ganhando a sua passagem para o Dakar.

Para o jovem austríaco a quinta etapa do Rally Dakar 2024 foi um destaque absoluto. O estreante do Dakar chegou relativamente tarde ao final dos relativamente curtos 118 quilómetros cronometrados devido à ordem de largada, mas causou um grande estrondo com o seu 9º lugar na etapa.

“Comecei muito cedo. Inicialmente tive que completar mais de 500 quilómetros de ligação e estava muito frio pela manhã. Tive que pôr as cuecas de esqui!”, começou por referir no final da etapa o estreante que trocou as pistas de esqui pela dunas do deserto. “Correu muito bem para mim. Infelizmente, por volta do KM 30, o garfo dianteiro continuava a bater no fundo porque tinha a suspensão muito macia, tenho que ver o que estava a acontecer. Mas ainda assim diverti-me nas dunas e consegui ultrapassar muitos pilotos.”

Ebster perdeu apenas 4:33 minutos para o vencedor chileno Pablo Quintanilla (Honda) nos 118 quilómetros. O jovem piloto fez a etapa na melhor companhia da elite absoluta do Dakar, entre o argentino Luciano Benavides (Husqvarna) e o norte-americano Skyler Howes (Honda).

Fotos: Red Bull Content Pool