Desafio Ruta 40, Etapa 4: Domínio total da Honda no dia de Schareina
Com Tosha Schareina, a quarta etapa do rali Desafio Ruta 40 voltou a ser vencida por um piloto da equipa de fábrica da Honda. O melhor piloto ‘não Honda’ foi Ross Branch que levou a sua Hero 450 Rally à linha de chegada com o quarto melhor tempo.
Na quarta etapa, os participantes do rali argentino tiveram que viajar de San Juan a La Rioja. Do total de 657 km, 391 km foram considerados etapas especiais, dos quais 110 km foram percurso de ligação em asfalto. O percurso cronometrado foi de apenas 280 km.
A paisagem na etapa 4 era árida. No início os concorrentes tiveram que passar por um trecho arenoso com dunas, depois a superfície mudou para estradas de cascalho mais pedregosas em terreno montanhoso. Vencedor da etapa do dia anterior, Ricky Brabec (Honda) abriu a corrida às 8h30, horário local. O americano fez um bom trabalho a abrir o percurso, mas no primeiro waypoint, aos 36 km, o seu companheiro de equipe Adrien van Beveren, que largou em quinto, fez o tempo mais rápido. Mas o bicampeão do Dakar manteve-se ao ataque e foi mais uma vez o participante mais rápido após 88 e 113 km.
A partir daí, Brabec e Tosha Schareina travaram um duelo na frente, que o jovem espanhol venceu nos últimos 100 km. Foi a primeira vitória do piloto Honda no Desafio Ruta 40 deste ano. Com Brabec em segundo e van Beveren em terceiro, o rali continua firmemente nas mãos da Honda.
“O dia voltou a ser muito difícil, mas o positivo foi a minha primeira vitória de etapa neste rali”, disse Schareina, aliviado. “Tentei forçar na primeira parte quando o Ricky abriu a etapa, mas ele foi super rápido. Então tentei forçar novamente depois de reabastecer para compensar a diferença de sete segundos. Amanhã finalmente será sobre vitória.”
O líder do W2RC Ross Branch, da equipa Hero Motorsport, mostrou o seu melhor desempenho até ao momento, em quarto lugar, apesar de ter ficado mais três minutos atrás na classificação geral. “Foi um dia muito longo na moto, mas gostei muito! Tinha um pouco de tudo – pedras, areia e muito mais. Perdi um pouco de tempo, não sei bem onde, mas temos mais um dia para tentar. Estou ansioso pela última etapa!” Disse o piloto do Botswana.
O seu companheiro de equipa Sebastian Bühler cruzou a linha de chegada com o sétimo melhor tempo. O piloto da Red Bull GASGAS, Daniel Sanders, único representante da Pierer Mobility AG ainda na corrida, ficou em 11º.
A uma etapa do fim, parece claro que a Honda vencerá a quarta prova do Campeonato Mundial de Rally Raid – Brabec, Schareina, van Beveren e Skyler Howes ocupam os quatro primeiros lugares. Branch, quinto classificado, está quatro minutos atrás do quarto classificado.
Resultado da Etapa 4
1. SCHAREINA Tosha (Honda) 3:37:25
2. BRABEC Ricky (Honda) +0:07
3. VAN BEVEREN Adrien (Honda) +0:57
4. BRANCH Ross (Hero) +3:05
5. HOWES Skyler (Honda) +3:40
Classificação geral
1. BRABEC Ricky (Honda) 15:31:35
2. SCHAREINA Tosha (Honda) +1:27
3. VAN BEVEREN Adrien (Honda) +4:28
4. HOWES Skyler (Honda) +9:01
5. BRANCH Ross (Hero) +12:26
0 comentários