Honda revela modelos ‘legais’ para offroad na Califórnia

By on 28 Junho, 2021

É sabido que o Estado da Califórnia, nos EUA, está a restringir a circulação de motos nas zonas públicas de fora de estrada para a prática de offroad. Face a isto, a Honda América emitiu um comunicado a esclarecer quais os modelos da gama CRF a 4 tempos que podem circular nos trilhos daquele território.

A Honda continua a oferecer uma série de modelos de motos offroad que cumprem as novas normas de emissões do California Air Resources Board (CARB) para veículos a partir do ano 2022 e seguintes. As regras actualizadas do CARB, eliminam das vendas muitos modelos com etiqueta vermelha. Isto significa que os veículos de offroad (duas rodas, quads e outros) mais recentes, que não cumpram as normas verdes de emissões não serão autorizados a rodar nos trilhos fora de estrada da Califórnia.

A Honda CRF 450 X é um dos modelos que recebe o stiker verde para poder circular no estado americano da Califórnia

Muito popular nos EUA, e anunciada em Março último a versão de 2022, a CRF450X continua a ser elegível para ter o Stiker Verde, e assim pode continuar a circular legalmente durante todo o ano naquele território. Trata-se de um modelo que, é bom recordar, já acumulou até à data 14 vitórias na Baja 1000, incluindo as últimas seis edições da mítica prova americana.

A Honda EUA informou ainda que toda a família CRF comercializada na América – a CRF50F, CRF110F, CRF125F e CRF250F – mantém o autocolante verde, assim como a  CRF450RL – que também pode ser legalmente utilizada na Califórnia.

Honda CRF50F

“Com a alteração aos regulamentos do CARB, ouvimos vários clientes que estão preocupados em poder andar nas suas motos de terra nas áreas rurais públicas da Califórnia, mas muitos modelos Honda já estão em conformidade com o stiker verde”, disse Brandon Wilson, manager do ‘Sports & Experiential American Honda’

“Ao longo dos últimos anos, temos movido a nossa linha off-road nesta direcção, permitindo-nos oferecer uma das linhas mais substanciais da indústria dos desportos motorizados de modelos complacentes com os autocolantes verdes. Equipar veículos todo-o-terreno com a necessária tecnologia de funcionamento limpo nem sempre é fácil, mas fazê-lo é uma forma importante de proteger o ambiente e manter bonitas os espaços públicos para a prática de offroad”, conclui o responsável da Honda. 

Na atualidade, a linha da Honda de produtos desportivos com o stiker verde não se limita aos modelos de duas rodas, uma vez que muitos ATVs da Honda e modelos side-by-side também podem ser utilizados durante todo o ano nas áreas públicas off-road da Califórnia.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments