Silk Way Rally, 2021: Caimi abre rali a vencer, Rodrigues 4º

By on 2 Julho, 2021

A equipa Hero começou em alta a sua campanha no primeiro dia do Silk Way Rally. Com partida em Omsk, na Rússia, Franco Caimi foi esta sexta-feira o piloto mais rápido, terminando a etapa de 87 km com cerca de 1 minuto de vantagem sobre Ross Branch (Yamaha), segundo na etapa. Joaquim Rodrigues e Sebastian Buhler, terminaram o dia em quarto e sexto lugares, respectivamente. 

A primeira etapa de hoje abriu com um percurso acidentado de 10 km através de uma pista de treino militar, que foi seguida por uma mistura de pistas de alta velocidade. A etapa com um curta especial de 87 km foi concebida como um aquecimento para os concorrentes, pelo que não houve demasiados troços de todo-o-terreno difíceis ou notas de navegação muito complicadas na mesma. 

Contudo, apesar da especial relativamente curta, a etapa foi a mais longa do rali, com mais de 580 kms de ligação, o que resultou numa etapa de 670 kms.

Franco Caimi iniciou a etapa no terceiro lugar e foi estabelecendo o tempo mais rápido em cada ponto de controlo, até vencer a etapa. ntes de ganhar a etapa. “A navegação foi complicada, especialmente no início da etapa, mas a moto a está a funcionar bem e estou feliz com este resultado”, comentou o piloto argentino da Hero Motosports. 

Décimo a partir no dia de hoje, Ross Branch tomou a opção de seguir no rasto dos primeiros, permanecendo entre os três primeiros em cada ponto de passagem, concluindo a especial na segunda posição após uma corrida calculada e sem erros a bordo da sua  Yamaha WR450F. “Comecei hoje bastante estável, pois é uma corrida longa, por isso aumentei a minha velocidade à medida que a etapa avançava. O meu tempo não foi muito mau. Temos agora uma longa ligação, com mais de 500 quilómetros, mas sabe mesmo bem estar na moto e poder desfrutar do percurso.”

O terceiro lugar foi para outra Yamaha oficial, a de Adrien Van Beveren. “Bom começo. Os primeiros quilómetros foram técnicos e senti que podia andar depressa mas ao mesmo tempo não sabia o que me esperava e, por isso hesitava entre ‘quero ir, mas não posso’. A navegação era complicada porque os trilhos estavam escondidos pela vegetação.”

Joaquim Rodrigues, apesar de ter enfrentado alguns problemas na linha de partida, brilhou ao longo da etapa. Pondo de lado os seus problemas iniciais, imprimiu um andamento sólido para terminar a etapa com o quarto melhor tempo, a 1 minuto e 54 segundos do melhor tempo de Franco Caimi. Também com uma das três motos da Hero Motosports, Sebastian Buhler também teve um bom dia na estreia no Silk Way Rally, empreendendo uma corrida estável e com foco na navegação.

“Não foi o melhor dia, porque começámos na frente e perdemos tempo para aqueles que começaram depois de nós. Mas OK, o rally ainda é muito longo”, comentou o piloto luso-alemão, sexto no final da etapa de hoje.

Único piloto com uma KTM oficial, o austríaco Matthias Walkner – segundo no Rali de Cazaquistão, concluiu o dia de hoje no quinto lugar, a cerca de dois minutos e meio do vencedor. 

Amanhã será a última etapa ainda em território da Rússia, seguindo depois o rali para a Mongólia. A etapa 2 abrirá com pistas de lama, e depois dará rapidamente lugar a pistas estreitas através das florestas siberianas. No final, espera-se que o dia termine com pistas de areia e bom piso, permitindo aos mais velozes ganharem alguma velocidade.

Resultados do Silk Way Rally 2021

Classificação na Etapa 1

1. Franco Caimi (Hero) 0:49:52

2. Ross Branch (Yamaha) 0:50:55 + 0:01:03

3. Adrien Van Beveren (Yamaha) 0:51:22 + 0:01:30

4. Joaquim Rodrigues (Hero) 0:51:46 + 0:01:54

5. Matthias Walkner (KTM) 0:52:25 + 0:02:33

6. Sebastian Buhler (Hero) 0:53:07 + 0:03:15

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments