Extreme XL Lagares – Recap: O domingo difícil de Blazusiaki

By on 11 Maio, 2021

De volta às corridas após a sua longa paragem de Inverno após a cirurgia ao ombro, Taddy Blazusiak mostrou grande forma na primeira ronda do Campeonato do Mundo FIM de Hard Enduro no Extreme XL Lagares. Foi terceiro na qualificação, mas lesionando-se num joelho contra um obstáculo na segunda final, o polaco foi obrigado a parar.

Logo desde o início, Taddy mostrou que estava a falar a sério, afixando o terceiro tempo mais rápida na curta sessão de qualificação de sábado. Frustrantemente para todos os envolvidos, as condições quase perfeitas da pista de qualificação foram substituídas por lama. Muita lama!

Não perturbado pelas condições extremamente húmidas e duras, a lenda polaca do Extreme Enduro duro fez um grande começo de dia ao completar a primeira das três finais da classe profissional no segundo lugar. Acelerando com força a sua GasGas EC 300 no segunda final, Taddy torceu um joelho sobre um dos muitos obstáculos. Apesar de inicialmente ter escolhido continuar, decidiu retirar-se do evento para não correr o risco de mais lesões.

Taddy Blazusiak: “Globalmente, foi um fim-de-semana estranho. Com o cancelamento da prova principal, ia ser sempre difícil correr um evento completo. A qualificação de sábado  correu muito bem, estava a sentir-me bem e fiz terceiro lugar, por isso fiquei satisfeito. No domingo, pouco antes do início da primeira final, os organizadores disseram-nos que não haveria nenhum ponto em oferta devido às condições. No entanto, ainda estávamos alinhados, para tentar fazer o que pudéssemos. “

“A primeira corrida de domingo correu muito bem para mim – eu fiquei em segundo lugar e senti que estava a rondar bem. Depois de umas voltas na segunda corrida, danifiquei um pouco o meu joelho. Continuei mas estava com algumas dores e por isso, para não piorar a situação, decidi encostar. Sem pontos a serem atribuídos, não queria arriscar uma lesão, por isso pensei que seria melhor terminar. Sinto pena dos organizadores, pois trabalharam arduamente para tirar o máximo partido de uma situação difícil. Estaremos definitivamente de volta no próximo ano para fazer o que todos querem fazer – correr a agenda completa em frente dos fãs” 

Resultados: Extreme XL Lagares 2021 

1. Billy Bolt (Husqvarna) 20 + 20 + 17 = 57 pontos 

2. Manuel Lettenbichler (KTM) 8 + 17 + 20 = 45 pontos 

3. Graham Jarvis (Husqvarna) 13 + 13 + 13 = 39 pontos 

9. Taddy Blazusiak (GASGAS) 17 + 0 + 0 = 17 pontos


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments