Hard Enduro Hixpania: Bolt vence, Lettenbichler é Campeão do Mundo
O piloto de fábrica da Husqvarna, Billy Bolt venceu a 24MXHixpania, a derradeira ronda do Campeonato do Mundo de Hard Enduro 2024. Mario Roman ficou em segundo e Manuel Lettenbichler garantiu seu terceiro título consecutivo com o terceiro lugar em Espanha.
A corrida principal “El Camino Perdido” começou numa caverna de pedra não muito longe de Aguilar de Campoo, no norte da Espanha. Os pilotos tiveram que completar o máximo de voltas possível em duas horas no percurso de quatro quilômetros, que foi montado pelo idealizador da Hixpania, Carlos Enrique Caballero. O estilo era o hard enduro na sua forma mais pura, salpicado com uma série de passagens tecnicamente extremamente exigentes e amigável ao espectador, uma vez que o percurso podia ser facilmente alcançado a pé.
Depois do britânico Billy Bolt ter mostrado excelente forma na qualificação no sábado, demonstrou um desempenho quase impecável na corrida principal. Desde o início dominou a corrida como líder e após cinco voltas conquistou a vitória na sétima e última corrida do Campeonato Mundial de Hard Enduro.
No início, Bolt e Lettenbichler da equipa de fábrica da KTM, que correu lesionado, travaram uma batalha acesa. No entanto, o bávaro teve de desistir à medida que a corrida avançava e foi ultrapassado pelo forte Mario Roman, que estava determinado a conquistar a vitória diante do seu público local. Após uma hora de corrida, Lettenbichler sofreu uma queda que levou o campeão mundial ao limite físico. ‘Letti’ torceu o tornozelo já lesionado e, com um esforço de vontade de classe mundial, ainda conseguiu cruzar a linha de chegada em terceiro lugar.
No início da corrida principal, Wade Young (GASGAS) estava sob pressão como segundo na classificação do campeonato, já que o herói local Mario Roman (Sherco) estava apenas 5 pontos atrás do sul-africano após a qualificação. No decorrer da corrida, Young teve que prestar homenagem ao ritmo, foi ultrapassado pela lenda Graham Jarvis (Husqvarna), de 49 anos, e assim ficou em quinto lugar na corrida, mas recebeu os pontos do quarto colocado porque Jarvis estava fora da classificação do campeonato do mundo.
Tal como aconteceu com o seu primeiro triunfo em 2022, Lettenbichler celebrará o seu terceiro título mundial no Hixpania, em Espanha. Após as consultas médicas na próxima semana, ficará claro o que acontecerá com este piloto excepcional nos próximos meses. Mas da formas que as coisas estão, a sua participação no Campeonato do Mundo de SuperEnduro no inverno parece improvável.
“Foi um dia muito difícil! No começo tive uma boa luta com o Billy, mas no meio da corrida tive uma queda feia e depois disso nada funcionou. Na descida, fiquei com o pé machucado preso entre a moto e uma pedra. Tenho consulta de ressonância magnética na quinta e depois veremos o que aconteceu. Na última volta não consegui mais, mas desistir não era opção. Estou feliz que agora acabou e que ainda consegui subir ao pódio. O terceiro título no hard enduro é simplesmente incrível!” Disse o alemão ‘Mani’ Lettenbichler.
“Correu como eu esperava. No começo pressionei, porque durante a corrida o pelotão foi se dividindo bastante. Consegui então criar uma boa vantagem, o Mario chegou um pouco mais perto em alguns momentos, mas as duas últimas voltas correram muito bem. Consegui evitar erros graves e é ótimo estar novamente em forma e vencer depois de muito tempo no hard enduro. Estou ansioso pela próxima temporada!” Declarou Billy Bolt, vencedor do 24Hixpania Hard Enduro.
Resultados provisórios – Hard Enduro Hixpania 2024
1. Billy Bolt (GBR), Husqvarna, 2:08:55.93
2. Mario Roman (ESP), Sherco, 2:15:43.89 +6:47
3. Manuel Lettenbichler (ALE), KTM, 2:25:35.65 +16:39
4. Wade Young (AFS), GASGAS, 2:35:51.34 +26:55
5. Graham Jarvis (GBR), Husqvarna, 2:38:29.98 +29:34
Campeonato do Mundo FIM Hard Enduro (Após 7 de 7 rondas)
1. Manuel Lettenbichler (ALE), KTM, 127 pontos
2. Wade Young (AFS), GASGAS, 109 pts
3. Mario Roman (ESP), Sherco, 108 pts
4. Teodor Kabakchiev (BUL), Sherco, 91 pts
5. Mitch Brightmore (GBR), Husqvarna, 79 pts
0 comentários