Manuel Lettenbichler: “Sinto-me honrado por fazer do Enduro o meu trabalho”

By on 13 Novembro, 2019

O alemão Manuel Lettenbichler tornou-se Campeão do WESS 2019 com uma imponente vitória no GetzenRodeo, disputado no seu país-natal, a Alemanha.

Lettenbichler não decepcionou os milhares de fãs que o vieram ver correr “em casa“. Depois de vencer a GetzenRace de manhã, partiu para uma corrida quase sem erros durante a importante final do GetzenChamp que terminou também com a vitória.

“Foi um dia incrível. Na verdade, lutei nas primeiras voltas da corrida da manhã porque estava demasiado nervoso M. Mas depois disso tentei descontrair e focar-me mais no que estava a fazer. Estou contente com a forma como correu a segunda corrida. Estava exausto durante as últimas voltas e estava simplesmente a tentar evitar entrar em “modo de sobrevivência”. Quando o Taddy passou por mim, fiquei entusiasmado com o desafio e consegui passá-lo para garantir a vitória. Acho que fizemos uma grande corrida para os fãs e fizemos um grande final para a temporada”.

O piloto alemão, que venceu também o Redbull Romaniacs este ano, conseguiu mostrar que consegue fazer de tudo um pouco. “Honestamente, eu apenas tento dar o meu melhor em todas as provas em que participo. Nas rondas que não pensei que pudesse ganhar, fiz questão de amealhar o máximo de pontos possível e no final do ano isso acabou por fazer a diferença. Sou naturalmente melhor nas corridas de Hard Enduro, mas agora estou a começar a preencher a lacuna que existia em percursos mais rápidos. Sinto que tenho um longo caminho a percorrer para estar ao nível de pilotos como o Josep Garcia ou o Nathan Watson, mas estou a aproximar-me”.

Depois de ter terminado a temporada passada em segundo lugar, Lettenbichler admitiu que sentou alguma pressão para vencer este ano. “As pessoas começaram a falar sobre eu poder eventualmente ganhar este ano mas tentei não pensar muito nisso. Quanto mais stressas, menos desempenho tens e sei que o que consegui em 2018 foi bom, assim como no ano passado.”

Com o calendário para o Campeonato do Mundo de Enduro 2020 da WESS já anunciado, Manuel Lettenbichler não poderia estar mais feliz por correr nos Estados Unidos da América. “Estou entusiasmado por ir para os EUA com a WESS. Ganhei o Tennessee Knockout este ano e gostei muito da experiência. A corrida é dura e os fãs americanos são super apaixonados pelo Enduro. Com pilotos como o Cody Webb lá, vai ser uma grande muito difícil ganhar novamente. Ir para a América vai ajudar a elevar ainda mais o nove do campeonato, o que é importante para o desporto.”

Conhecido por se mostrar sempre animado quer ganhe ou perca, o piloto alemão diz que, acima de tudo quer divertir-se sempre. “Claro que os resultados são importantes, mas não se trata apenas disso. É preciso aproveitar o momento também. Sinto-me muito honrado por poder fazer disto o meu trabalho. Todos nós começámos a fazer Enduro porque é uma coisa divertida de se fazer. Leva-nos a lugares com que apenas sonhámos e tornamo-nos amigos de pessoas que de outra forma nunca teríamos conhecido. Para mim, é isso que é o nosso desporto. Manter um sorriso no rosto faz-me lembrar disso sempre que ando de moto”.

Foto: Future7Media

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!