Red Bull Romaniacs, Dia 3 – W. Young (1º): “Senti-me revigorado após o acampamento nocturno”
O sul-africano Wade Young com uma moto da Sherco foi hoje o primeiro a chegar à linha de chegada, seguido por Billy Bolt e o surpreendente bulgaro Teodor Kabakchiev no terceiro lugar. A liderança na geral continua na posse de Manuel Lettenbichler (KTM) por 21 minutos.
No terceiro e penúltimo dia do Red Bull Romaniacs 2021, Wade Young não baixou a guarda e estabeleceu um ritmo muito acelerado seguido por Billy Bolt e Mani Lettenbichler, que continua na frente da classificação geral.
Alguns podem ter questionado a opção de Martin Freinademetz ter anunciado que iria apresentar uma etapa maratona no Red Bull Romaniacs, algo que nunca tinha sido feito antes, especialmente considerando que este é o rally de enduro de 5 dias mais difícil que existe… No entanto, todas as dúvidas se dissiparam após esta etapa maratona única entre o Dia 2 e o Dia 3 Offroad.
Localizados em Alba Country, nas profundezas das montanhas, escondidos num vale remoto cercado por florestas, os pilotos encontraram a sua “acomodação” para pernoitar. Foi um passo além do que a maioria esperava, com barracas de jantar comunitárias, áreas de entretenimento e fogueiras. A “banheira” em forma de rio de água doce fluía ao lado do local e os corredores puderam dar um mergulho refrescante após o dia quente e exaustivo de corrida de ontem. O tempo estava perfeito, os corredores comeram comida tradicional com rosbife e a sensação geral foi de que a etapa maratona foi um grande sucesso.
De madrugada, os concorrentes a partir das 7 horas estavam prontos para deixar o acampamento, diretamente para uma manhã muito diferente onde iriam encontrar pistas mais rápidas e fluidas em comparação com a avalanche de terrenos extremos que tiveram ontem.
O dia de Young & Companhia
Com as pistas mais rápidas pela manhã, alguns pilotos foram diminuindo a distância para o líder da geral Lettenbichler, casos de Wade Young, Billy Bolt e Mario Roman que rodaram e lutaram juntos durante a maior parte da manhã para se colocaram como os mais sérios candidatos ao pódio do Dia 3, acabando por ser o piloto da Sherco a colocar-se como o terceiro vencedor diferente no Red Bull Romaniacs.
“Fiz um bom arranque e consegui apanhar o Mario e o Billy bem cedo”, disse Wade no final. “Andámos praticamente todo o dia a trocar de posições, até que consegui uma diferença a meu favor no final. No geral, estou feliz com a minha pilotagem e senti-me revigorado após o acampamento nocturno.” Wade Young ocupa agora a segunda posição na geral, a 21m11s do líder.
Em segundo lugar e a apenas 34 segundos do vencedor do dia terminou Billy Bolt (#5), mais rápido a cada dia que passa, o britânico está no quarto lugar da classificação geral, a 33 minutos de Lettenbichler. “Ainda estava meio a dormir nas primeiras colinas, mas depois de algum tempo apanhei o ritmo e com o Wade aceleramos o ritmo durante todo o dia”.
Hoje foi também um bom dia para Teodor Kabachiev (#8). O jovem piloto bulgaro que conduz uma Husqvarna TE 300i está a ser uma das maiores surpresas desde o início da prova, e com uma calma mais própria dos mais experientes, terminou hoje em terceiro e igualou os pilotos mais rápidos. Com o seu desempenho de hoje, subiu na geral ao oitavo lugar, um lugar atrás do estreante melhor colocado, Trystan Hart em sétimo.
Quanto ao líder da classificação geral, o alemão Manuel Lettenbichler (#1) começou o dia com uma vantagem de 23 minutos e isso significa que o alemão não está tanto a jogar pelo seguro, apenas a manter-se sólido na classificação e sem cometer erros o resultado está aí: perdeu somente 2m22s na tirada de hoje, mantendo a sua confortável vantagem de mais de 20 minutos na classificação geral. Se não tiver nenhum percalço amanhã, está no bom caminho para chegar ao terceiro triunfo consecutivo no Red Bull Romaniacs de 2021.
Dia de decisões
O dia de amanhã (sábado) não será propriamente o ‘passeio no parque’ de hoje, será mais exigente, e em maior discussão deverão estar os restantes lugares do pódio final. Os dois pilotos da Sherco, Young e Mario Roman (#6), assim como Billy Bolt, estarão certamente juntos nessa luta.
Realisticamente, Jonny Walker (#17) parece estar fora dessa corrida ao pódio. Depois de perder algum tempo hoje o britânico parece estabelecido em quinto, à frente do polaco Taddy Blazusiak.
Pol Tarres não conseguia parar de sorrir porque teve o dia mais divertido até à data, ao rodar corajosamente a sua Yamaha Tenere 700 para terminar em 24º de 197 pilotos da classe Bronze que largaram esta manhã, colocando-se na 21ª posição da geral.
0 comentários