Vídeo: Gilles Lalay Classic, a mãe das provas de Hard Enduro!

By on 26 Março, 2020

Estávamos em 1992 quando foi organizado aquele que seria provavelmente o primeiro Hard Enduro da Europa, a Gilles Lalay Classic.

Gilles Lalay era um dotado piloto que se tornou o primeiro francês a vencer uma classificação geral individual nos International Six Days Enduro. Pouco depois transitou para os Rally Raids e foi como piloto oficial da Honda que se sagrou vencedor do Dakar em 1989.

No entanto, seria também no Dakar que perderia a vida. Na edição de 1992 – a qual já tinha decidido que seria a sua última em duas rodas – Lalay chocou com uma carrinha da organização da corrida numa estrada congolesa e faleceu.

Gilles Lalay tinha uma opinião controversa relativamente ao Enduro. Para o gaulês, a modalidade tinha-se tornado mais fácil que no “seu” tempo e já tinha idealizado realizar um verdadeiro Enduro com o nome de “Dead Line” – ganharia o último piloto a sobreviver a um percurso duríssimo.

Logo no ano da sua morte, a esposa do francês decidiu avançar com a primeira edição da prova com o nome de “Gilles Lalay Classic”. 200 pilotos enfrentaram um percurso de 200 km entre neve, chuva, lama, pedras e subidas impossíveis… apenas 5 cortaram a meta no tempo regulamentar!!!

Fiquem com um vídeo que resume as primeiras 8 edições da mítica prova francesa.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!