AMA Motocross: Tomac com vitória surpreendente em 450

By on 28 Julho, 2019

Durante grande parte desta primeira corrida da classe 450, parecia que Ken Roczen iria conseguir a sua primeira vitória desde há seis semanas. No entanto, Eli Tomac viria baralhar as contas.

Ao arranque, Savatgy conseguiu agarrar a liderança mas Roczen colocou-se rapidamente em movimento e saltou para segundo. O alemão tentava alcançar a liderança a todo o custo mas Savatgy não queria desistir do posto que tinha conseguido. A pressão exercida por Roczen não tardaria a fazer efeito, conseguindo tomar a liderança pouco depois.

A partir daí, conseguiu, rapidamente, ganhar uma larga vantagem sobre os restantes e Savatgy permaneceu em segundo. Atrás dos dois pilotos que seguiam na frente da corrida começou a formar-se uma luta acesa pelo terceiro lugar. Webb estava a ser pressionado pelo seu companheiro de equipa, Marvin Musquin, Jason Anderson e Tomac. Musquin tentou por diversas vezes ultrapassar Webb mas o piloto da KTM parecia resistir a todos os ataques. Isto, acabou por permitir que Tomac, que ultrapassou Anderson para quinto, entrar numa batalha a três. Webb continuava a aguentar a sua posição mas Anderson juntou-se à festa. O aumento de ritmo do grupo acabaria por permitir que se aproximassem de Savatgy, que seguia em segundo lugar. Tomac conseguiu fazer a ultrapassagem a Musquin para a quarta posição, sendo que o francês seria atirado para sexto logo de seguida, por parte Anderson. Com o caminho mais livre, Tomac estava determinado a conseguir chegar à frente e começou a pressionar Webb, que continuava em terceiro. A ultrapassagem não tardou em surgir, colocando Tomac nos lugares do pódio. Até chegar ao seu companheiro de equipa, que seguia em segundo, foi apenas uma questão de tempo e acabou por tomar a segunda posição.

Por esta altura estava a oito segundos de Roczen, o então líder da corrida. Savatgy acabaria por continuar a perder posições, tendo terminado fora do top 5. A batalha pelo terceiro lugar ainda não tinha terminado e desta vez eram Webb e Anderson a lutar por uma posição no pódio.

Tomac continuava o seu trabalho, tentando chegar o mais rapidamente possível ao líder da corrida. O piloto da Kawasaki acabaria por conseguir fechar a distância que o separava da frente e a três voltas do final começou a pressionar. Numa luta implacável pela liderança, Tomac acabaria por cair o que daria algum espaço a Roczen para respirar. No entanto, sem qualquer aviso, rapidamente se dirigiu à frente para voltar à luta com Roczen. O piloto queria mostrar que ainda havia muito que acelerar e que a queda não o tinha, de todo, conseguido abalar. Tomac continuava bastante agressivo e conseguiu chegar a Roczen, chegando até a haver contacto entre os dois. Este toque acabou por afastar Roczen da pista e Tomac tomou a liderança, terminando com uma vantagem de 8.4 segundos sobre Roczen que conseguiu recuperar e terminar em segundo. Webb e Anderson terminaram em terceiro e quarto, respectivamente, ao passou que Musquin fechou o Top 5.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments