Europeu MX 65/85, Fernão Joanes: Domínio italiano na Guarda

By on 31 Maio, 2021

Os transalpinos venceram as classes do campeonato da Europa de Motocross em Fernão Joanes.

A aldeia do concelho da Guarda foi o primeira de cinco rondas da zona Sudoeste com vista ao apuramento dos 10 melhores para a final europeia a realizar no dia 19 de Setembro em Riola Sardo, Itália.

EMX85

Na categoria 85, Alessandro Gaspari (1.º/1.º) dominou os acontecimentos, triunfando com mais de 20 segundos de avanço em ambas as mangas.

Depois de vencer a manga de qualificação, o espanhol Salvador Pérez (2.º/2.º) foi claramente o segundo melhor ao longo de todo o fim-de-semana mas não teve resposta para o ritmo de Gaspari.

Carlos Prat (5.º/4.º) apostou na regularidade e subiu ao degrau mais baixo do pódio na frente do francês Tom Brunet (7.º/7.º) e do esloveno Zan Oven (15.º/3.º).

O melhor português foi Martim Maria (24.º/22.º), ele que alcançou a 25.ª posição na classificação geral. Vasco Salgado (28.º/24.º), Dinis Sousa (32.º/25.º) e Guilherme Leandro (29.º/28.º) terminaram dentro dos 30 primeiros.

Tomás Santos (23.º/-) foi o melhor luso na primeira manga mas, infelizmente, o piloto da KTM foi envolvido numa queda coletiva na primeira curva da segunda corrida e teve de abandonar. Manuel Amado (31.º/-) encerrou a classificação.

EMX65

Na cilindrada mais baixa, Andrea Uccellini (1.º/1.º) não deu hipótese aos seus adversários e cedo assumiu o comando em ambas as mangas para não mais o perder.

O espanhol Juan Izaguirre (2.º/2.º) subiu ao degrau intermédio do pódio na frente do seu compatriota Benigno Garcia (4.º/4.º) ele que ainda passou pela liderança na primeira manga.

Numa fantástica 5.ª posição terminou Rodrigo Barros (6.º/6.º), o melhor português! O piloto da Yamaha arrancou sempre no Top 10 e rapidamente assumiu lugares próximos do lote dos cinco primeiros.

Os irmão Bernardo (10.º/12.º) e Duarte Pinto (11.º/13.º) ficaram à porta dos 10 mais na frente de Miguel Caridade (12.º/14.º) e Leonardo Gaio (13.º/16.º).

Na sua estreia em competições oficiais em Portugal, Francisco Fernandes (17.º/17.º) marcou oito pontos o que, só por si, foi um excelente resultado do filho de Cristiano Fernandes.

Azarado esteve Guilherme Gomes (19.º/18.º). O piloto de Soure caiu na primeira manga quando seguia em 7.º e teve de abandonar. Mesmo combalido, o jovem de 8 anos de idade alinhou na segunda corrida e marcou mais três pontos. Simão Severino (18.º/-) encerrou o lote de pilotos classificados.

Classificação EMX85
Classificação EMX65

:.

(Foto: Luís Duarte/FMP)

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments