Mx das Nações: Portugal em 21º
Com presença constante e sem interrupções no Motocross das Nações, prova que se realiza desde 1947, a selecção portuguesa da especialidade esteve no passado fim de semana na pista norte-americana de Red Bud para integrar o lote de 30 equipas que se fizeram representar naquela que foi a quinta vez que a prova se realizou na terra do Tio Sam.
Com o experiente Rui Gonçalves – que participou pela 17ª vez na prova – a liderar o trio luso onde estavam igualmente os estreantes Diogo Graça e Luis Outeiro, foi por muito pouco que a equipa portuguesa não conseguiu o apuramento para a fase decisiva da prova, onde alinham apenas as 20 melhores equipas.
Apesar de todos os esforços por parte da equipa a qualificação não foi possível após as corridas de sábado onde foram somados 32 pontos, ficando a equipa a escassos três pontos do objectivo inicial no final de três intensas corridas onde a o pesado e encharcado traçado com mais de 1800 metros deixou em dificuldades bastantes equipas com vasto palmarés no evento que se viram em dificuldade para obter a qualificação para as mangas finais.
Com a pista novamente muito ‘pesada’ devido à lama no domingo foi novamente por pouco que a equipa portuguesa não conseguiu o apuramento na designada Final B onde uma das equipas não apuradas ganha o acesso às corridas principais. Portugal ficou na segunda posição, depois de Rui Gonçalves ter sido terceiro, Diogo Graça sétimo e Luís Outeiro o 14º. A equipa nacional ficava assim de forma do duelo mais desejado, recordando a prova realizada em Itália (Maggiora) em 2016 quando também por muito pouco os três pilotos portugueses ficaram no 21º lugar final.
Esta foi a nona edição em 25 participações consecutivas que a equipa lusa não esteve entre as 20 melhores, sendo igualmente a primeira vez desde 2002 que Portugal contou com dois pilotos estreantes na prova.
Nota ainda para o facto de Luiís Outeiro ter sido o mais jovem piloto europeu na prova com os seus 15 anos, e Rui Gonçalves o mais velho piloto da proveniente da Europa com os seus 33 anos de idade.
0 comentários