MX2: Prado conquista a pole em Uddevalla

By on 24 Agosto, 2019

Apesar da chuva que banhou a pista de Uddevalla, o sol acabou por ir secando o piso e trazendo mais um desafio para os pilotos. Numa pista muito técnica, sabia-se que o arranque seria importante mas, claro, não decisivo.

Foi precisamente isso que aconteceu na corrida de qualificação da classe de MX2 que viu Adam Sterry a sair disparado para a liderança. Jorge Prado tinha, entretanto, ficado um pouco para trás no meio da confusão, depois de ter sido obrigado por Henry Jacobi a alargar a trajetória.

Porém, o piloto da KTM não perdeu tempo em recuperar posições e colocar-se na traseira de Sterry. Prado queria passar para a frente da corrida o mais rapidamente possível mas o britânico continuava com uma prestação irrepreensível que dificultava o seu trabalho.

Entretanto, Jacobi aproximava-se, ameaçando roubar o lugar ao espanhol. Quem acabou por cair nas garras do alemão foi Sterry, depois de ser ultrapassado por Jorge Prado. O britânico cometeu um erro ao decidir fazer a curva por fora, deixando a porta aberta para o adversário passar com facilidade.

Atrás de Henry Jacobi seguiam Calvin Vaanderen e Darian Sanayei mas a luta era um pouco mais atrás. Moreau e Olsen debatiam-se pelo sétimo lugar quando este último acabou por cair e perder várias posições. O dinamarquês desceu à 23ª posição mas o azar não terminaria por aí pois, viria a cair novamente na segunda metade da sessão.

Lá na frente seguia ainda Prado com a volta mais rápida, o que lhe permite aumentar a vantagem em relação a Sterry que tinha de impedir Jacobi de lhe roubar a segunda posição. Pouco depois é Vlaanderen que se juta à luta pela segunda posição. Entretanto, Sterry cai para quarto, deixando passar os outros dois pilotos. Vlaanderen começava a pressionar cada vez mais Jacobi numa tentativa de conseguir fazer a ultrapassagem para segundo lugar.

O cenário viria a alterar-se já nas últimas voltas com Vlaanderen a sofrer um problema técnico e a descer para quinto, deixando espaço para Sterry e Sanayei recuperarem.

Na última volta, Prado seguia tranquilamente na frente da corrida, com cerca de oito segundos de vantagem sobre o segundo lugar. Jacobi termina em segundo com a luta pelo terceiro lugar a ser levada até ao final. Sterry acaba por levar a melhor fechando os três primeiros.

Esta foi a 12ª vitória em corridas de qualificação para Jorge Prado esta temporada, que se mostrou algo desiludido no final da corrida. “Tive um bom arranque mas acabei por ter de ficar para trás nas primeiras voltas. No final senti-me melhor e espero conseguir levar esse ritmo para a corrida.” Apesar desse pequeno senão, o espanhol não teve problemas em chegar-se à frente e dar mais um passo para se sagrar campeão já amanhã.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments