Vídeo Motocross: Faz hoje 11 anos que Rui Gonçalves venceu o GP da Letónia!

By on 28 Junho, 2020

No dia 28 de Junho de 2009, Rui Gonçalves conquistou em Kegums a terceira vitória em Grandes Prémios de MX2.

O piloto de Vidago chegou à Letónia na 4.ª posição no campeonato. A sua última vitória tinha sido em Águeda no dia 10 de Maio e, depois disso, o transmontano foi 2.º na Catalunha, 4.º em Inglaterra, 11.º em França e 5.º na Alemanha.

O traçado de natureza mais arenosa de Kegums era a oportunidade ideal para RG apostar num regresso aos triunfos.

Logo na corrida de qualificação de sábado, o luso mostrou ao que vinha, liderando todas as voltas e vencendo com autoridade.

Na primeira manga de domingo, Gonçalves arrancou na frente mas, ainda na volta inicial, perdeu a liderança para o comandante do campeonato – e seu colega de equipa – Marvin Musquin.

O português ainda viria a descer mais posições na primeira metade da corrida, rodando em 5.º durante muito tempo. Nas últimas quatro voltas, Rui “ligou o turbo” e ultrapassou Joel Roelants, Steven Frossard e – mesmo na linha de meta – Ken Roczen! O piloto da KTM terminou assim na 2.ª posição.

Na segunda manga, Musquin assinou o “holeshot” mas, desta vez, quem atacou na volta inicial foi RG. O luso geriu toda a corrida a partir do posto de comando, sem nunca dar qualquer hipótese ao francês. No final, foram 14 segundos que os separaram!

Com este triunfo, Rui Gonçalves subiu ao 3.º lugar no campeonato por troca com o italiano Davide Guarneri, saindo da Letónia com 70 pontos de desvantagem para o líder da classificação provisória, Marvin Musquin.

O resumo do GP da Letónia de MX2 de 2009
Classificação da primeira manga do GP de Letónia de MX2 de 2009
Classificação da segunda manga do GP de Letónia de MX2 de 2009
Classificação geral do GP de Letónia de MX2 de 2009
Classificação do campeonato mundial de MX2 de 2009 após o GP de Letónia

(Fotos: KTM)

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!