EICMA 2023: Fantic XE 300 2T, um projeto 100% italiano
A principal novidade na linha de enduro da Fantic Motor é a XE300 2T, que apresenta o novo motor Minarelli a 2 tempos Euro 5, com injeção de combustível e arranque elétrico. Além disso, há o lançamento da XEF 310 4T.
A XE 300 conquistou este ano o título do Campeonato do Mundo de Enduro Junior2 com o jovem piloto sueco Albin Norrbin. A primeira versão, no entanto, já tinha mostrado do que era feita, graças à brilhante contribuição de Davide Guarneri, que dominou a classe E3 em 2022, apenas para ter de se retirar devido a uma lesão grave.
Motor totalmente novo
A XE300, programada para ser lançada no final de 2023, conta com o motor 300 compacto, elogiado pela Fantic como o de melhor desempenho do mercado. Além disso, oferece uma curva de binário suave e completa em todas as rotações, além de um sistema de arrefecimento inovador. Notavelmente, é o primeiro motor de competição desenvolvido, testado e produzido na Itália pela Motori Minarelli, empresa adquirida pela Fantic em 2020.
O motor monocilíndrico do construtor veneziano está equipado com um sistema de injeção de combustível de duplo injetor desenvolvido pela Dell’Orto, que lhe permite cumprir a nova norma Euro5 Plus. Tem uma válvula de escape gerida eletronicamente, está equipado com um motor de arranque elétrico desenvolvido pela Minarelli e tem uma embraiagem hidráulica, que garante precisão em todas as situações e é accionada com o mínimo esforço na alavanca.
Quadro de alumínio
O quadro distingue-se de todos os concorrentes do mercado. A XE é a única 300 2T equipada com um quadro de alumínio de berço semi-duplo, que garante a melhor relação rigidez/leveza possível. Tal como as outras irmãs da gama enduro, também confirma a suspensão Kayaba com forquilha SSS de 48 mm, que é uma referência no mundo do todo-o-terreno há vários anos.
O desempenho da moto a 2 tempos é também gerido por uma eletrónica de primeira qualidade: controlo de tração multinível, perfeito para enfrentar diferentes condições, e mapeamento duplo do motor. Outras características dignas de nota da XE 300 incluem depósitos de óleo e combustível integrados, proteções estreitas do radiador e uma extremidade traseira completamente redesenhada que acomoda muitos mais componentes do que os modelos anteriores, mantendo as mesmas dimensões gerais.
A XEF 310 4T também se estreia
Outra novidade na gama de enduro da Fantic é a XEF310 4T, um modelo equipado com um motor a 4 tempos que se posiciona a meio caminho entre a 250 e a 450, prometendo combinar as melhores características destes dois modelos. De facto, a Fantic fala da agilidade e facilidade de utilização da 250 a 4 tempos, mas com prestações próximas das da sua irmã mais velha 450.
Para encontrar o equilíbrio certo, o motor adopta uma baixa taxa de compressão (12,8) que não é demasiado agressiva, mas adequada para aqueles que querem uma enduro para ser utilizada em todas as ocasiões e não apenas para fazer tempo nas pistas. O carácter do motor é também personalizável, escolhendo um dos 3 mapeamentos dedicados (hard/soft/standard), seleccionáveis diretamente com os novos comandos do guiador que permitem também escolher o controlo de tração entre 9 níveis.
Também de série é o WIFI COM, que permite intervir nos parâmetros do motor através de uma aplicação e contribui assim para criar um pacote eletrónico completo para adaptar a moto a si. Tal como as suas irmãs 250 e 450, a 310 também possui um quadro perimetral em alumínio e suspensão Kayaba SSS com regulações dedicadas, discos de travão de 270 mm à frente e 245 mm atrás.
0 comentários