Triumph Bonneville T120 Scrambler: Uma bela MX Vintage à inglesa

By on 15 Junho, 2023
Triumph Bonneville T120 Scrambler: Uma bela MX Vintage à inglesa thumbnail

Nos Anos 60, uma Rickman Metisse Triumph era uma das motos mais belas de corridas. Mas a tecnologia evoluiu e as modernas motos de corrida offroad são mais rápidas, mais leves e mais afiadas do que a lendária Metisse. Dito isto, também há quem as considere muito menos bonitas. Foi essa moto que inspirou esta Bonneville transformada numa MX Vintage pelo francês Thomas Vinçon.

Como muitas outras motos de corrida da época, a Metisse tornou-se icónica – não apenas pelo seu quadro e destreza na terra, mas também porque vista de fora tinha um aspecto inconfundível. E essa foi a razão para Thomas Vinçon, o fundador da Thomis Motorcycles em Paris, usá-la como inspiração para esta customizada Triumph Bonneville T120 scrambler.

A T120 de Thomas não pretende ser uma recriação fiel da Metisse e muito menos uma offroad de competição. Em vez disso, é uma homenagem à estética original; uma maneira de dar o estilo retro extra contemporâneo da ‘Bonnie’. “Esta é a minha moto vintage purista favorita e eu queria fazer uma reinterpretação moderna dela”, disse.

A Triumph Bonneville T120 é a moto doadora mais sensata que se pode imaginar. Tem um bom desempenho (é uma máquina bonita) e está pronta para uso. Thomas projetou a sua construção como um motociclista que passa a maior parte do seu tempo em vias públicas.

A peça central da construção é a nova carroçaria de alumínio. Feita à mão por um fabricante externo, o depósito e a seção traseira de uma peça imitam a Metisse, mas com as suas proporções adaptadas à robusta Bonneville T120. Só essas duas peças levaram 140 horas de trabalho para serem fabricadas.

O assento individual lindamente estofado pode parecer uma reflexão tardia, mas é uma campainha morta para aqueles encontrados em versões mais antigas da Metisse. Também existe uma placa de número com um pequeno farol saindo dela e um guarda-lamas dianteiro reforçado.

O resto da Bonneville está vestido com peças premium de alguns especialistas franceses bem conhecidos da Triumph. A FCR Original forneceu a proteção do cárter, enquanto a BAAK Motocyclettes enviou um sistema de escape curto e suspenso. Os pousa-pés usam uma mistura de bits SW Motech e FCR.

Um guiador Biltwell Inc. Moto domina com o seu design de barra transversal, reforçando o visual MX vintage. As manetes e interruptores são da BAAK, assim como o suporte da placa lateral na extremidade oposta da moto. O velocímetro e os piscas de LED são itens do Motogadget, com os LEDs traseiros dobrando como lanternas traseiras.

Thomas optou por manter a suspensão, travões e rodas 19F/17R originais da Bonneville T120, mas envolveu-as com pneus Continental TKC80. O motor é totalmente original e a caixa de ar não foi mexida.

“Quando criei esta moto no Photoshop, a ideia era desenhar a minha moto perfeita”, diz Thomas. Resplandecente em verde britânico ‘racing’ com detalhes sutis em ouro, esta T120 é a primeira de uma série de 10 que Thomas quer construir. Cada moto será pintada com uma cor diferente!

O ator Steve McQueen com uma Rickman Metisse Triumph