Homenagem a Nicky Hayden – The Kentucky Kid
Sem dúvida que o desaparecimento de Nicky Hayden marcou profundamente o desporto e a comunidade motociclista mundial e a sua memória e feitos jamais serão esquecidos.
Recentemente para comemorar o legado de Nicky, o Kentucky Kid, a Hall of Fame Museum da AMA encomendou dois tributos ao preparador de Chicago Analog Motorcycles. A Honda América doou as motos para o efeito sendo que uma, a CBR 1000 RR já trazia as cores da Repsol Honda de MotoGP de Nicky Hayden, e a outra deixavam ao total critério da Analog e do seu mentor Tony Prust.
Claro que Nicky Hayden é mais conhecido pelas suas vitórias no MotoGP e também nas Superbikes mas poucos se recordam da sua passagem e começo nas corridas de Flat Track americanas. Foi por essa razão que a Analog decidiu optar pela preparação de uma XR650L de motor de arrefecimento líquido. E embora o modelo seja muito popular e existam um cem número de acessórios para o mesmo o certo é que para o estilo Flat Track pouco ou nada existe e aí o desafio tornou-se maior.
Tony Prust da Analog decidiu por isso usar a sua experiência e conhecimento na moldagem de metal e construir tudo de estaca zero. O depósito de gasolina foi produzido de raiz de forma artesanal e pelas mãos de Tony num formato semelhante ao das tradicionais Flat Trackers da Harley Davidson as famosas XR750. Também a baquet e traseira da XR650 ao estilo Tacker foi inteiramente produzida de raiz assim como os painéis laterais para os números. Os guarda-lamas seguiram o mesmo processo e o painel frontal para o número tem o pormenor de envolver o manómetro da velocidade assim como o lateral direito envolve também o escape.
Os faróis são simples e discretos com dois elementos na dianteira e um farol LED na traseira. Houve que modificar o sub-quadro para incorporar a nova secção traseira e a nível das suspensões foi montado um amortecedor traseiro modificado da Hyperpro e na dianteira suspensões da KTM 690 Enduro.
Ao nível do motor houve também alguma intervenção tanto na admissão como no escape tendo sido montado um carburador Keihin FCR41 com filtro de ar da K&N e um conversor hidráulico de acionamento da embraiagem da Magura. O escape monta uma ponteira cónica especialmente desenhada e produzida pela Analog e aos colectores foi-lhes dado um revestimento cerâmico.
As rodas, como não podiam deixar de ser, montam os típicos aros de 19” e os pneus são Dunlop DT3 de Dirt Track . A nível de outros componentes podemos ver uma nova bomba de travão dianteiro da Magura e acessórios como punhos, espelhos, piscas e manómetro da conhecida marca Motogadget.
A pintura teve como inspiração a Honda RC51 com que Nicky Hayden correu no Campeonato da AMA em 2002 tendo uma série elementos levado um acabamento especial lacado.
Numa cerimónia especial no mês de dezembro passado, onde estiveram presentes elementos da família de Nicky Hayden para além de representantes da AMA e da Honda America, as duas motos preparadas pela Analog Motorcycles foram apresentadas em homenagem e tributo ao fantástico piloto que foi Nicky Hayden, o Kentucky Kid.
0 comentários