Montesa Cota 301RR “75th Anniversary” 2021 – Edição especial
A COTA 301RR VESTE-SE PARA CELEBRAR O 75º ANIVERSÁRIO DA MONTESA. A MARCA ESPANHOLA, SUBSIDIÁRIA DA HONDA, QUIS RENOVAR O SEU MODELO MAIS PODEROSO COM ESTA SÉRIE EXCLUSIVA.
Disponível apenas para a época de 2021, a Montesa Cota 301RR “75th Anniversary” substitui a sua antecessora e apresenta novidades interessantes em termos de design e estética, prestando muita atenção aos detalhes. Surge neste sentido a nova cor vermelha do depósito de combustível, um aceno claro à cor clássica que muitos dos modelos da marca têm usado ao longo da sua história. O vermelho também está presente nos autocolantes, situados na moldura logo abaixo do tanque.
Vale também a pena mencionar as bainhas do garfo, que mudam a cor dourada do modelo anterior para preto, onde se destaca o elegante logótipo do 75º aniversário da Montesa, também presente noutras partes da Cota 301RR, para nos lembrar que se trata de um modelo exclusivo.
O novo desenho do pára-lamas traseiro também dá à Cota “75th Anniversary” uma imagem diferenciada. Além disso, é mais amplo no final para melhor proteger contra salpicos em zonas húmidas. Em suma, a nova combinação de cores vermelha e cinzenta, juntamente com o quadro preto, jantes e faixas decorativas fazem da Cota 301RR 75 Aniversario uma moto de trial muito elegante, evidenciando os detalhes vermelhos do grande duplo R.
UMA ‘SUPER COTA’
A 301RR é a mais poderosa Cota de produção em série. É uma moto de Trial, concebida para competir e daí o nome RR (Race Ready). O modelo tem a experiência comprovada dos pilotos da Montesa no Campeonato do Mundo de Trial, do qual adopta a maioria dos seus componentes e soluções técnicas. A Cota 301RR é, basicamente, a mesma moto com que Gabriel Marcelli se tornou campeão do mundo no último Trial World Championship2.
Como não poderia ser de outra forma, a nova Cota 301RR herda o motor da moto que participa neste campeonato. O motor permanece inalterado em relação ao seu predecessor, que aumentou a sua capacidade de 288cc da 300RR para 299cc (capacidade máxima permitida no Campeonato do Mundo de Trial2), aumentando o tamanho do pistão e do cilindro.
Para além deste aumento da capacidade do cilindro, a 301RR beneficiou de uma série de alterações importantes na Unidade de Controlo Electrónico (ECU), juntamente com um redesenho do sistema de descompressão de combustível, aumentando o diâmetro do respirador do cárter de 1,9mm para 2,25mm, idêntico ao da moto de trial de Toni Bou e Fujinami no Mundial de TrialGP. Estas modificações conseguem uma clara redução no travão motor, o que resulta num maior controlo e peso mais leve do conjunto.
Por outro lado, foi alcançada uma maior inércia na cambota para se conseguir uma maior progressividade. Desta forma, consegue-se uma melhoria notável na resposta em baixa e média e um comportamento mais semelhante ao das motos que competem no Campeonato do Mundo. A ligação perfeita entre o controlo de gás e a transmissão final é um aspecto chave nos ensaios de nível superior, onde o desempenho requintado do sistema de injecção electrónica de combustível PGM-FI é de vital importância.
COM EQUIPAMENTO DE GRANDE QUALIDADE
A Cota 301RR “75 Anniversary” continua a contar com uma estrutura leve de alumínio e um braço oscilante de fiabilidade e desempenho comprovados. Equipa os discos de travão de pétala que as máquinas da equipa de competição montam em ambos as rodas , utilizando o disco traseiro aprovado pela FIM. Desta forma, consegue agora mais mordedura e mais potência de travagem atrás e à frente.
Continuando com as semelhanças com a campeã do mundo, a nova Cota 301RR tem o silenciador de alumínio, o que aumenta a resistência, aumentando o volume do silenciador e o diâmetro do tubo interior. Em comparação com o modelo Cota 300RR, o 301RR beneficia de um aumento notável do binário do motor em toda a gama de velocidades, beneficiando de até 16% mais potência e binário a velocidades baixas e médias.
A Cota 301 75th Anniversary continua a apresentar o garfo de suspensão TECH leve com barras de alumínio e cubos de roda de alumínio maquinado leve, soluções que representam uma poupança de peso significativa. No eixo traseiro continua a ser equipado com um amortecedor SHOWA que contribui para melhorar a tracção.
PVP: n.d.
Disponibilidade: Outubro 2020
0 comentários