Motos Aventura Enduro Rally/Raid – Tendência “Travel Light”
Uma das tendências a que temos assistido na evolução das motos adventure e em sentido contrário das mais potentes e pesadas são as monocilíndricas de cilindrada abaixo dos 700cc com potências algumas acima dos 70CV e com pesos abaixo dos 150 Kg.
A AJP PR7 é a única que de origem já inclui um setup de carenagens do tipo aventura ou se quiserem em linha com as preparações Raly/Raid. Esta tendência tem sido seguida por muitos pilotos, amadores e semi profissionais. Que preferem uma moto com um pouco mais de motor, mais redonda desde os baixos regimes e optam pela simplicidade mecânica de um motor monocilíndrico, de comprovada fiabilidade e resistência como são neste caso as Enduro KTM 690 e a Husqvarna 701, que aliás partilham o mesmo motor mas com ajustes e potências distintas.
No caso da KTM e da Husqvarna o que vemos são transformações que têm por base os modelos de enduro de ambas as marcas com motor LC4 KTM que debita cerca de 70HP, ( 67HP na KTM e 74 HP na Husqvarna ) com um Kit de carenagens Rally/Raid e proteções que as transformam em verdadeiras “Aventureiras Light”, muito ágeis e manobráveis, com um comportamento semelhante a de uma moto de Enduro em terra mas ao mesmo tempo capazes de rodar em asfalto a velocidades acima dos 140 Kmh sem esforço.
Dos 3 exemplos que vos damos deste conceito temos a excelente e visionária opção nacional da AJP PR7 que praticamente é uma Aventureira Light no seu conceito original enquanto que as duas austríacas há que acrescentar os custos dos Kits Adventure, que neste caso damos o exemplo dos comercializados pelo preparador francês Rade Garage:
AJP PR/ Adventure 650 ( Ficha técnica )
HUSQVARNA 701 ENDURO ( Ficha Técnica )
KTM 690 ENDURO R ( Ficha Técnica )
0 comentários