TT: Sunderland chega ao Atacama na liderança do campeonato

By on 30 Agosto, 2019

São muitos os pilotos de alto nível que estarão presentes no Rally do Atacama, que terá lugar no Chile e que ajudará a somar pontos importantes para o Campeonato do Mundo de Rallies Cross-Country. Nesta terceira ronda regressam também às competições grandes nomes do desporto mundial.

Uma destas figuras é, sem dúvida, Sam Sunderland. O britânico dominou o Silk Way Rally que aconteceu há, sensivelmente, um mês e vai para o Chile com os olhos postos no título mundial. Com uma vantagem de 83 pontos sobre o segundo classificado, Sunderland irá fazer de tudo para estar em excelente forma no Rally do Atacama.

Claro que, para conseguir a vitória, terá de enfrentar adversários muito fortes que não terão, certamente, problemas em dificultar-lhe o trabalho. Entre as principais ameaças estão os seus colegas da KTM, a dupla da Husqvarna e toda a equipa de rally da Honda.

Da Husqvarna surge um nome sonante: Andrew Short. O piloto encontra-se em segundo lugar do circuito mundial, depois de vencer uma das etapas do Silk Way Rally. Os 56 pontos arrecadados até agora não lhe dão muito segurança pois tem logo atrás de si, empatados na terceira posição, os irmãos Luciano e Kevin Benavides, com51 pontos.

Tal como foi referido, a equipa da Honda também poderá dar algumas dores de cabeça ao britânico pois trás todos os seus pilotos em grande forma para a competição. Entre eles estão Ricky Brabec, Kevin Benavides, Ignacio Cornejo e Joan Barreda que tentaram bater as restantes equipas em competição.

Os pilotos sul americanos que vão correr em casa também podem ter algum ambição nesta prova do circuito mundial. Um deles foi conquistou recentemente o título de campeão do mundo de júniors de Bajas Cross-Country: Tomas de Gavardo.

Para além d e todos estes adversários de grande nível, Sunderland terá ainda de enfrentar três ex-campeões do mundo de Rallies Cross-Country que regressam depois de recuperarem de algumas lesões sofridas. São eles Toby Price, o número um do mundo e vencedor do Dakar deste ano, Pablo Quintanilla, campeão do mundo em 2016 e 2017 e Matthias Walker, campeão do mundo em 2015.

Durante o Rally do Atacama os pilotos terão de percorrer uma distância total de 1685kms. O percurso será semelhante ao dos anos anteriores, sendo que serão cinco etapas e uma especial para arrancar a prova com um prólogo.  

Horário para o Rally do Atacama:

31 de agosto – 1 de setembro: Verificações técnicas e administrativas no Hotel Antay (Copiapó)

Super Especial (prólogo): 2 de setembro, Terra Amarilla

Etapa 1: 3 de setembro, Atacama-Atacama 270km

Etapa 2: 4 de setembro, Atacama-Vallenar-Atacama 370km

Etapa 3: 5 setembro, Atacama-Diego de Almagro-Chañaral 370km

Etapa 4: 6 setembro, Bahía Inglesa-Atacama 300km

Etapa 5: 7 setembro, Atacama-Atacama 170km

Foto: Facebook Sam Sunderland

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments