A primeira prova de Supermoto em Portugal foi há precisamente 31 anos!
No dia 1 de Dezembro de 1989 em Coimbra, realizou-se a primeira prova de Supermoto alguma vez feita no nosso país!
Luís Metello pode ser considerado o “pai” da modalidade em Portugal. Através do Moto Clube de Coimbra, Metello foi o grande “obreiro” do evento ao qual aderiram vários nomes importantes do Motocross e Enduro.
“Supermotard”, assim era chamada a modalidade, na altura bastante popular em França. Para uma primeira experiência, a maioria dos pilotos apresentou-se em Coimbra com pneus de Motocross com os “pítons” cortados.
No entanto, houve quem se apresentasse a “rigor”. Foi o caso de Paulo Almeida – com uma CR com pneus de estrada e vestido com fato de cabedal – mas também de Jorge Alves, de que alinhou numa Yamaha YZ 125 com rodas da AJP Ariana, o primeiro modelo da fábrica de Penafiel!
Com um circuito em que a terra desempenhava um papel mais decisivo que o alcatrão, os pilotos de Motocross sobressaíram apesar da parte de alcatrão também conter muitas rectas que desafiavam todos a “esticar” ao máximo os motores das suas motos.
Francisco Salgueiro e Carlos Crespo dividiram as vitórias nas duas mangas da classe principal mas seria o piloto de Vila Flor a triunfar na classificação geral aos comandos de uma Honda CR 500.
Apesar desta experiência no final dos anos 80, o primeiro campeonato nacional de Supermoto teve lugar apenas em 1999, ou seja, fez anos depois da histórica prova de Coimbra.
—
(Fotos: MotoJornal)
0 comentários