Rali de Marrocos, Etapa 5: Quintanilla vence etapa e rali, Rodrigues no top 10
Pablo Quintanilla (Honda) venceu hoje a última especial e com esse resultado assegurou o triunfo no Rali de Marrocos 2021. Matthias Walkner terminou a prova na segunda posição, conseguindo assim o título de Campeão do Mundo no mundial de Cross-Country Rallies. O português Joaquim Rodrigues terminou a prova na oitava posição da geral.
Apesar da decisão dos organizadores de encurtar a especial, a última etapa da 21ª edição do Rali de Marrocos não foi uma mera formalidade. No papel, o perfil do percurso assemelhou-se à etapa inicial. A partida foi a mesma, a partir do Foum Zguid, com uma entrada rápida para a especial e uma chegada também igual à do primeiro dia, perto de M’Hamid. Mas, primeiro, havia 30 km de dunas para atravessar no Erg Chegaga.
Daniel Sanders (Gas Gas) foi o primeiro a partir hoje, seguido pelo líder da classificação geral provisória Matthias Walkner (KTM) e por Pablo Quintanilla. O chileno da Monster Energy Honda estava apenas 37 segundos atrás do piloto austríaco.
Na altura em que os primeiros seis concorrentes atingiram o km 41 da especial, Daniel Sanders era o líder da prova, com Pablo Quintanilla em segundo a 10s e Matthias Walkner em terceiro a 24s do australiano. Nesta altura, a classificação geral virtual permanecia na mesma, mas as coisas haveriam de mudar, quando ao cabo dos primeiros 100 quilómetros o chileno e Ricky Brabec passaram a ocupar os dois primeiro lugares.
No final dos 160 km de especial, Quintanilla proclamava-se vencedor do rali, depois de bater Brabec por 17s e por Sanders por 18s. A classificação geral provisória fechava com Quintanilla no topo seguido de Matthias Walkner (a 1’59 ‘) e Daniel Sanders, que subiu hoje ao terceiro degrau do pódio (a 5’27’).
Uma palavra final para os portugueses, nomeadamente o positivo 8º lugar de Joaquim Rodrigues, para o 16º lugar de António Maio e o 18º de Rui Gonçalves, combativos do princípio ao fim apesar dos vários contratempos, mas também para Sebastien Buhler pela sua velocidade, que depois do segundo lugar ontem voltou hoje a terminar no top 10.
Pablo Quintanilla: (Honda, Vencedor do Rali de Marrocos 2021):
“Uma corrida dura e muito difícil em termos de navegação, por isso é uma alegria ser proclamado vencedor. É a minha segunda corrida com a equipa Monster Energy Honda e quero agradecê-lhes pelo excelente trabalho que fizeram. Estamos no caminho certo para enfrentar o Dakar em janeiro ‘.
Com a segunda posição da geral, Matthias Walkner confirmou o título de campeão mundial na disciplina. Daniel Sanders e Skyler Howes terão que correr em Abu Dhabi para garantir o 2º e 3º lugares respectivamente.
Matthias Walkner (KTM, 2º e Campeão do Mundo):
“Ser Campeão do Mundo … é incrível! Eu adoro correr aqui. As pistas são boas e a organização é excelente. Foi uma corrida dura, difícil e técnica, então terminar em segundo além de ser proclamado campeão mundial é ótimo. Quando ficamos mais velhos, ficamos mais ciente do perigo, mas compensa, concentrando-nos mais na navegação e acho que essa é a chave.” ‘
Daniel Sanders (Gas Gas, 3º):
“Gostei muito da minha estreia aqui em Marrocos. A navegação era muito complicada, mas fui melhorando a cada dia. Aprendi que o importante é minimizar os erros e tentar não perder muito tempo quando as coisas correm mal, adaptarmo-nos rapidamente à situação e tirar o melhor partido dela. ”
ETAPA 5 (SS 291 KM) – RESULTADOS
1º Pablo Quintanilla
2º Ricky Brabec + 00’17 ‘
3º Daniel Sanders + 00’18’
4º Toby Price + 00’37 ‘
5º Ross Branch + 00’37’
CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL:
1º Pablo Quintanilla
2º Matthias Walkner + 01’59 ‘
3º Daniel Sanders + 05’27’
4º Ricky Brabec + 07’14 ‘
5º Adrien Van Beveren + 18’01’
0 comentários