MXON, Final B: Hugo Basaúla vence mas Portugal falha apuramento
O grande objectivo da equipa portuguesa para esta Final B era o apuramento para as corridas desta tarde. Apesar de não terem estado muito longe de o conseguir em alguns momentos, os pilotos portugueses acabaram por não conseguir passar.
As nações presentes nesta corrida deram tudo para conseguir o apuramento mas as condições da pista não ajudaram os pilotos a fazer o seu trabalho. Ao arranque, todos encontraram um terreno extremamente difícil devido à chuva constante. Com a grande quantidade de água acumulada, foram muitos os pilotos a cair, a ficarem presos nos regos e, alguns, a acabarem por abandonar a corrida.
A Ucrânia e a Rússia estavam na frente mas depois de uma queda logo no início, o português Hugo Basaúla aproveitou a oportunidade para tomar a liderança. Numa altura em que se instalava a confusão e as condições pioravam, Luís Outeiro e Sandro Peixe ficaram atolados na lama e seguiam em 35º e 18º, respectivamente.
As equipas que tinham, nesse momento, hipótese de passar eram ainda a Rússia, a Polónia e a Irlanda. Pouco depois, a Rússia acabaria por passar para a liderança da corrida para aumentar a possibilidade de se apurar. No entanto, a sorte não foi duradoura e Hugo Basaúla regressou à frente da corrida e a Rússia começou a afastar-se do lugar de passagem para as corridas da tarde.
Por esta altura, a Irlanda estava na frente e com grandes hipóteses de conseguir o apuramento, devido às dificuldades sentidas pelos russos e pelos polacos.
Entretanto, Portugal colocou-se na 4.ª posição da geral, depois de Outeiro e Peixe subirem algumas posições. Pouco depois, os portugueses subiram a 3.º.
Porém, no final, a Polónia acabou por ser mais forte mas a vitória foi atribuída à Irlanda por decisão do júri da prova. Isto porque se descobriu que Vsevolod Brylyakov “cortou” a pista na penúltima volta e esse facto alterou a classificação da corrida. Mais uma vez, a Irlanda conseguiu a vitória na Final B!
Hugo Basaúla triunfou com 45 segundos de vantagem sobre o 2.º classificado, com Sandro Peixe a cortar a meta em 16º e Luís Outeiro em 26º.
Valeu o esforço dos pilotos portugueses nas dificílimas condições em que se encontrava o circuito de Assen.
(Foto: Nuno Laranjeira/FMP)
0 comentários