EnduroGP Portugal, 2.º dia: Wil Ruprecht vence corrida disputadíssima! Reis triunfa em Open!

By on 20 Junho, 2021

O segundo dia do Grande Prémio de Portugal de Enduro em Marco de Canaveses foi impróprio para cardíacos no que à luta pela vitória diz respeito.

Nada mais, nada menos que três pilotos diferentes passaram pela liderança da classe EnduroGP!

Josep Garcia entrou determinado em melhorar o 3.º posto alcançado no sábado e a vitória nas duas primeiras especiais foi para o espanhol.

No entanto, Wil Ruprecht registou um tempo “canhão” na primeira passagem pela Enduro Test, batendo toda a concorrência por mais de 21 segundos e assumiu a liderança da prova!

A partir daí, o australiano teve de lidar com a pressão dos pilotos que têm dominado os últimos anos no campeonato do mundo: Brad Freeman e Steve Holcombe!

Freeman – que tinha vencido no sábado – foi o mais rápido em 4 das 12 especiais do dia enquanto Holcombe triunfou noutra.

Na décima especial da prova, Steve Holcombe assumiu o comando da classificação geral com 1,09 segundo de vantagem para Brad Freeman e 1,23 segundo de avanço sobre Wil Ruprecht! Sim, pouco mais de 1 segundo a separar os três primeiros!

Apesar disso, o piloto da TM manteve o “sangue frio” e venceu as últimas 2 especiais! No final do dia, Ruprecht bateu Brad Freeman por 8,48 segundos e Steve Holcombe por 26 segundos!

Os espanhóis Josep Garcia e Jaume Betriu fecharam o Top 5 na geral enquanto a vitória na classe E1 foi do veterano Davide Guarneri na Fantic de fábrica!

Classificação EnduroGP

Diogo Ventura melhorou uma posição face ao dia anterior e, desta vez, foi 8.º na classe E1, precisamente a mesma categoria em que Luís Oliveira registou a 10.ª posição.

Classificação E1

Na Youth Cup, Rodrigo Luz voltou a ser o melhor português. O piloto da Yamaha registou tempos dentro do Top 10 em cinco especiais e fechou o dia na 11.ª posição.

Depois do azar sofrido no sábado (problemas com o guia da corrente da sua moto), Frederico Rocha levou a TM até ao final no 15.º posto.

Classificação Youth Cup

Entre as Senhoras, Mireia Badia aproveitou um erro de Laia Sanz na primeira especial do dia para triunfar. No entanto, Jane Daniels colocou-se entre as espanholas e falhou o degrau mais alto do pódio somente por 2,14 segundos!

Joana Gonçalves ocupou o 4.º posto até à última especial mas a sorte não esteve do seu lado na Special Test e a piloto da Husqvarna desceu ao 6.º posto a apenas 9,08 segundos de um lugar no Top 5.

Rita Vieira brilhou na segunda passagem pela Extreme Test ao registar a 3.ª posição mas alguns erros relegaram-na para o 8.º lugar final. Bruna Antunes fechou o Top 10.

Classificação Senhoras

À semelhança do que aconteceu no sábado, Gonçalo Reis dominou a classe Open 2T de início ao fim. Vencedor da Taça do Mundo desta categoria em 2019 e 2020, o piloto da GasGas saiu de Marco de Canaveses com a pontuação máxima.

No pódio voltou a estar outro português, desta vez foi Bernardo Vots. Vitor Queirós – que tinha sido 3.º no dia anterior – terminou o dia na 4.ª posição.

Classificação Open 2T

O campeonato do mundo de Enduro prossegue nos dias 25, 26 e 27 de Junho em Itália.

:.

(Foto: FB Motor Clube do Marco)

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments